Campanha incentiva o repasse de parte do Imposto de Renda devido a projetos sociais

“As empresas de contabilidade têm um importante papel na orientação de seus clientes para que destinem parte do imposto de renda devido às entidades assistenciais de Toledo-PR. Pois é um dinheiro que fica no município e contribuirá com projetos sociais e humanitários”. A afirmação é do presidente do SESCAP-PR, Alceu Dal Bosco, que participou nesta terça-feira, 19, da solenidade de lançamento do “Pacto pela Criança – Campanha Legal 2021” ocorrido na Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT).

Realizada no município há 21 anos, a campanha é organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que constitui um fundo que arrecada e distribui recursos entre as entidades que atendem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social com ações voltadas às áreas de assistência social, saúde, educação, cultura, e esportes e lazer.

Como é feito?

O repasse é feito ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA): 1% do tributo devido por pessoas jurídicas que fazem declaração a partir do lucro real e de 6% de pessoas físicas que aderirem à causa até 31 de dezembro do ano-exercício ou 3% caso isso seja feito entre 1º de janeiro e a data final para a entrega da declaração. Cinco entidades foram selecionadas em edital de chamamento público, são elas: Casa de Maria Assistência à Criança e Adolescente, Ação Social São Vicente de Paulo, Centro Beneficente de Educação Infantil Ledi Maas Lions, Centro Social Educacional Aldeia Infantil Betesda e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Apoiadores da campanha

A Campanha Legal tem o apoio do Sincoeste, do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/PR) e do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (SESCAP/PR), Prefeitura de Toledo, Câmara Municipal, Acit, Sicoob/Oeste, Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi/Progresso), Uniprime, Associação Toledana de Imprensa (ATI), Leggado Digital e 22 escritórios de contabilidade da cidade apoiam a iniciativa.