Estes são os últimos dias para fazer o recolhimento da Contribuição Sindical. O prazo termina no dia 31 de janeiro. A Contribuição Sindical Patronal é uma das mais relevantes contribuições que viabilizam o trabalho desempenhado pelo seu sindicato.

É por meio da contribuição que a entidade consegue fazer parte da sociedade civil organizada, dar continuidade ao trabalho de representatividade, além de ganhar forças para interferir em políticas públicas que interferem nas esferas fiscais e tributárias. Com a contribuição, a entidade ganha força para representar a categoria na elaboração de projetos de leis demandados pelo Poder Legislativo no Estado e municípios e realizar convenções coletivas de trabalho, cujas decisões refletem diretamente na folha de pagamento das empresas.

Contribuição Sindical, por que pagar?

Durante uma live realizada para celebração do Dia do Empresário Contábil, no dia 12 de janeiro, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Laudelino Jochem, falou sobre os motivos que devem levar os empresários a fazer o recolhimento da contribuição sindical patronal, mesmo com a não obrigatoriedade. Jochem afirmou que sempre pagou a contribuição, independente da sua obrigatoriedade, pela convicção da importância de ter um sindicato forte, principalmente, em momentos difíceis como 2020 e 2021, quando os órgãos representativos estavam à frente  das demandas contábeis. “São diversos benefícios que os empresários podem usufruir e, mais do que isso, as portas dos sindicatos estão sempre abertas para sugestões”, comentou.

O presidente do SESCAP-PR, Alceu Dal Bosco, que também participou da live fez questão de citar que os Sindicatos que não devolvem ao empresário algum benefício, não existem mais. “O SESCAP-PR tem uma luta de mais de 34 anos. Temos ações, projetos, produtos e serviços de qualidade e credibilidade à disposição dos nossos associados. Sem esses diferenciais, não sobreviríamos. A representação eficiente é uma discussão mais ampla e envolve mais do que pagamento da contribuição, envolve proximidade e conexão do empresário com uma entidade que o representa nas esferas Federal, Estadual e Municipal”, completou.

Números do SESCAP-PR

Em 2021, o SESCAP-PR realizou mais de 40 cursos on-line e ao vivo. Todos foram pensados e feitos para os mais de 3500 participantes. O SESCAP-PR realizou, também, 19 lives gratuitas, 26 Convenções Coletivas de Trabalho, 420 análises de Atos Societários e mais de 700 consultas jurídicas em diversas áreas do Direito.

2021 também foi um ano de campanhas importantes encabeçadas pelo SESCAP-PR, como a ‘Declare Certo’, um intensivo de informações e dicas sobre a declaração do imposto de renda; ‘E-Lixo’ e ‘Doe solidariedade, ganhe conhecimento’, nas quais a entidade colaborou para uma sociedade mais justa, limpa e desenvolvida.

O SESCAP-PR também conquistou junto ao governo do Estado a redução dos juros e multas mediante parcelamento de débitos fiscais relacionados ao ICM e o ICMS retroativo a 2016. Esteve presente em inúmeras reuniões da Junta Comercial do Paraná, participou ativamente do Comitê Permanente de Desburocratização, promoveu a campanha Declare Certo, de valorização ao empresário contábil, firmouo acordo com sindicatos laborais para redução de jornada de trabalho no período mais crítico da pandemia, enfim, foram inúmeras ações.

Prazos

Junte-se a nós e faça como milhares de empresas que já participam e fazem parte do SESCAP-PR. O recolhimento da Contribuição Sindical vence no dia 31 de janeiro. A aprovação e autorização para o seu recolhimento ocorreu em Assembleia Geral, amplamente divulgada,  realizada no dia 26 de novembro de 2021.

O boleto pode ser emitido aqui.