Empresários se reúnem para discutir o setor e buscar melhorias para as empresas associadas

A troca de experiências entre os sindicatos patronais, a exposição das boas práticas em defesa das empresas associadas e da sustentabilidade dos sindicatos e a proximidade entre as entidades, visando o fortalecimento do sistema, estão sendo discutidos no Encontro de Presidentes da Fenacon Região Sul, que está ocorrendo nesta sexta-feira, dia 14, na sede do SESCAP-PR, em Curitiba.

O presidente da Fenacon, Daniel Coêlho, afirmou que o principal objetivo deste encontro é a troca de experiência entre os sindicatos empresariais, para que cada tenha uma visão geral do sistema e possa melhorar os benefícios para os associados, além de sua representação em níveis estadual e nacional. “O Sul é uma região com sindicatos fortes e inovadores e o SESCAP-PR, por sua vez, tem muito a contribuir por ser uma entidade evoluída, que tem uma representação muito forte no mercado”, disse.

Desafios

A sustentabilidade dos sindicatos é um dos principais desafios do sistema sindical brasileiro na atualidade. Daniel Coêlho destaca que, frente às mudanças trabalhistas, os sindicatos têm que buscar formas de angariar novas receitas, sem deixar de lado toda a sua representação empresarial e a Convenção Coletiva de Trabalho com os sindicatos laborais de mais de 60 segmentos empresariais.

Reinventar

Para o vice-presidente da Fenacon para a região Sul, Leomir Minozzo, a retirada da obrigatoriedade da contribuição, tema ainda em discussão no Congresso Nacional e no Judiciário, compromete a sustentabilidade dos sindicados e, consequentemente, a representatividade das empresas. “Os sindicatos estão tendo que se reinventar para fazer seu papel de representação e de defesa da classe e de seus associados”, afirmou.

O presidente do SESCAP-PR, Michel Lopes, detalhou o plano de ação em andamento focado na modernização da gestão no SESCAP-PR, e apresentou as principais receitas que asseguram a sustentabilidade da entidade hoje.

Contribuição Assistencial Patronal

A gerente geral do SESCAP-PR, Erinéia Araújo, fez uma exposição de motivos sobre a aplicabilidade da Contribuição Assistencial Patronal, sobre os aspectos da legalidade, dos projetos de lei em andamento em relação à regulamentação do direito de oposição, além dos cuidados que os Sindicatos devem ter para inserir cláusulas sobre a Contribuição na Convenção Coletiva de Trabalho.

Outros temas

Entre os temas discutidos, estão a campanha Declare Certo nacional; o Congresso Fenacon, a Conescap 2025, o Programa de Qualidade Nacional e a  Reforma Tributária com seus desafios e oportunidades.

Acesse o álbum de fotos AQUI