O novo modelo de concessões rodoviárias entrou definitivamente na pauta das principais entidades do setor produtivo paranaense por conta do cronograma, estabelecido pelo governo federal, para a realização do leilão das 27 praças existentes no Estado e a construção de 15 novas praças de pedágio. O leilão será realizado em novembro deste ano e as audiências públicas para discutir o melhor modelo começam no próximo dia 2 de fevereiro.

O SESCAP-PR, entidade que representa mais de 38 mil empresas no Estado, compartilha o posicionamento de entidades representativas do setor produtivo, comércio e serviços do Estado, entre outras, ao defender tarifas menores, maior volume de obras.

O presidente do SESCAP-PR, Alceu Dal Bosco, afirma ser contrário aos preços do pedágio praticados no Estado, bem como à instalação de novas praças de pedágio  com valores que não sejam, no mínimo, 50% menores. Também se posiciona contrário à instalação de praça como por exemplo entre as cidades de Toledo e Cascavel, separadas por menos de 40 quilômetros. Dal Bosco afirma que, além de afastar novos empreendimentos na região, uma nova praça no local vai prejudicar a população e os empreendedores regionais. “Muitos moradores moram numa cidade e trabalham na outra e fazem esse percurso diariamente. Isso vai prejudicar grande parte dos moradores locais”, disse, ao acrescentar que todos devem ficar atentos à intenção dos governos federal e estadual, porque a decisão tomada agora será para os próximos 30 anos.

O SESCAP-PR também faz coro com o G7, grupo composto por sete entidades (Fiep, Faep, Faciap, Fecomércio, Fetranspar, Fecoopar e ACP) ao defender tarifas justas em toda a extensão das rodovias pedagiadas e transparência em todo o processo de licitação. “Não podemos cair mais em armadilhas. Não adianta ter um desconto na tarifa agora e, depois, um super reajuste (previsto em contrato). “Todo cuidado é pouco agora para não pagarmos um preço alto nas próximas décadas”, disse o presidente do SECAP-PR ao incentivar os associados a participarem das audiências públicas que começam neste início de mês.

Números

- Tempo de concessão: 30 anos

- Investimento previsto: R$ 42 bilhões de investimentos previstos.

 - Extensão da malha viária: 3.327 km

- Audiências públicas iniciam em 2 de fevereiro