O documento afirma que a taxa de juros está em níveis inaceitáveis

Chegou a 3.680 assinaturas o manifesto para pedir queda nos juros lançado nos últimos dias por nomes como Luiz Carlos Bresser-Pereira, Paulo Nogueira Batista Jr., Luiz Gonzaga Belluzzo e Luciano Coutinho.

O documento, que ecoa as queixas de Lula no conflito com o Banco Central, afirma que a taxa de juros está em níveis inaceitáveis e tem sido mantida exageradamente elevada pelo Banco Central.

"A superação dos desafios brasileiros só pode ser alcançada com uma nova política econômica, promotora de crescimento e prosperidade compartilhada. A razoabilidade da taxa de juros é uma condição indispensável para a normalidade econômica. Sem isso, os investimentos perderão para as aplicações financeiras e as remunerações do trabalho e da produção vão perder para a especulação", diz o texto.
Batista Jr. vê tração no endosso às falas do presidente Lula sobre o assunto.

"O manifesto mostra que há amplo apoio ao questionamento da política de juros, das metas de inflação e da chamada independência do Banco Central. Com as suas declarações sobre esses temas, Lula está indo na direção certa, no meu entender", diz o ex-diretor-executivo do FMI e ex-vice-presidente do Banco do Brics.

O ex-ministro da Fazenda Bresser-Pereira, considera o atual patamar de juros uma violência contra os investidores, que pagam juros escandalosos para investir, e contra os consumidores, que já estão altamente endividados. É o que ele chama de "um vício brasileiro antigo" e diz que Lula foi o único presidente que resolveu brigar com o assunto.

O Tempo