Evento organizado pelo SESCAP-PR ocorre na sexta-feira, dia 31, e conta com trabalho voluntário de empresários e profissionais do setor contábil e universidades.

O contribuinte que ainda não declarou o Imposto de Renda Pessoa Física 2023 – e tem dúvidas para preencher a declaração – receberá orientação gratuita na sexta-feira, dia 31 de março em espaços públicos em oito municípios paranaenses. Trata-se da campanha “Declare Certo!”, uma ação de responsabilidade social realizada pelo SESCAP-PR desde 2004 em Curitiba e nas cidades onde a entidade possui escritórios regionais.

Neste ano a campanha ocorrerá simultaneamente em Curitiba, Arapongas, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Maringá, Pato Branco e Toledo. Em todas essas cidades, cerca de 80 profissionais (empresários contábeis, funcionários de empresas de contabilidade e acadêmicos) vão dedicar parte do seu dia de trabalho para atuar como voluntário no atendimento aos contribuintes.

De acordo com o presidente do SESCAP-PR, Michel Lopes, embora a tecnologia tenha facilitado bastante o preenchimento da declaração nos últimos anos, sempre surgem dúvidas pontuais que precisam ser sanadas com profissionais especializados. “O objetivo da campanha não fazer a declaração, mas orientar os contribuintes que normalmente fazem a própria declaração e tenha dúvidas pontuais”, explica Michel, ao lembrar que a ação evita, também, que o contribuinte vá até a Receita Federal buscar informações sobre a declaração. Ele lembra, também, que a multa para quem não declarar seus rendimentos é de no mínimo R$ 165,74 e no máximo 20% do imposto devido.

Histórico

O Declare Certo é uma campanha de responsabilidade social realizada em espaços pública (praças, shoppings, etc) pelo SESCAP-PR desde 2004 e consiste na oferta de orientação gratuita para os contribuintes na época da Declaração Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física. A campanha teve início no Paraná e passou a ser realizada por várias entidades do Sistema Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis), sendo realizada hoje em várias cidades brasileiras.

Locais da campanha

Arapongas  Av. Arapongas  ao lado chafariz do Museu     10h às 15h

Curitiba          Boca Maldita                                                  9h às 16h

Cascavel Calçadão da Av. Brasil / Trav. Pe. Champagnat   9h às 16h

Foz do Iguaçu    Shopping JL    Av. Costa e Silva, 185 11h às 18h

Guarapuava   Calçadão da Rua XV de Novembro                9h às 16h

Maringá         Praça Dep. Renato Celedônio                         9h às 16h

Pato Branco   Praça Getúlio Vargas                                        9h às 16h

Toledo            Praça Willy Barth Centro                      9h às 16h

Apoio

“Declare Certo!” conta com o apoio de entidades parceiras e prefeituras nas cidades onde é realizado. Em Curitiba tem o apoio do Conselho Regional de Contabilidade (CRCPR), Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região (Sicontiba), PUC-PR (Escola de Negócios), FAE e Receita Federal do Brasil.

Mais informações:

Eventos (com Sileide) (41) 3222-8183 – Ramal 4715

Moção de Apoio

A Campanha Declare Certo do SESCAP-PR recebeu Moção de Apoio da Câmara Municipal de Curitiba, proposta pelo vereador Hélio Wirbinski, em forma de reconhecimento por sua relevância pública e social. A homenagem foi prestada no dia 15 de abril de 2016 ao então presidente Mauro Kalinke.