Nove equipes apresentaram soluções inovadoras para o setor contábil, sendo três vencedoras

Após 36 horas de trabalhos as equipes multidisciplinares compostas por desenvolvedores de softwares, designers, profissionais de marketing e acadêmicos, apresentaram seus cases de inovação para o setor contábil a uma seleta banca de jurados. Isso ocorreu durante a quinta edição do Encontro das Empresas de Serviços do Paraná (Enescopar) nos dias 15 e 16 deste mês, no Grand Carimã Resort, em Foz do Iguaçu.

“As empresas de contabilidade precisam de novas soluções tecnológicas e nada melhor do que trazer pessoas que pensam ‘foram da caixa’, que não estão dentro do nosso segmento. Eles conseguem enxergar soluções que podem fazer a diferença no dia a dia das nossas empresas”, disse o presidente do SESCAP-PR, Michel Lopes, idealizador do primeiro hackathon realizado dentro de um evento do setor contábil no Brasil.

“Vimos com muita satisfação o resultado alcançado pelas nove equipes participantes do desafio, afirma Adriano Luiz Spanhol, consultor credenciado Sebrae para a área de inovação e startups e facilitador do hackathon. Ele explica que as empresas premiadas passam agora por um novo momento; receberão acompanhamento por três meses, do Sebrae, que ajudará elas a tornarem-se empresas estabelecidas. E, também, todas as participantes terão reuniões de negócio agendadas com outras empresas de contabilidade, cujas tratativas iniciais ocorreram durante o evento.

Programa Impulse

As equipes que participaram do hackathon vão participar, também, do programa Impulse, do Sebrae, cuja próxima rodada ocorrerá no início de 2023. Além disso, as tecnologias desenvolvidas no Enescopar, quando estiverem mais maduras, serão apresentadas aos associados do SESCAP-PR.

Comissão julgadora

A Comissão examinadora dos trabalhos das nove equipes participantes do hackathon foi composta pelos especialistas em gestão empresarial e inovação Davi Braga, empreendedor e investidor em startups, palestrante do Enescopar; Marcos Ambrosio, consultor do Sebrae PR para a área de startups; o presidente do SESCAP-Londrina, o contador Euclides Nandes Correia e o presidente do Sescap-Campos Gerais, Rubens Gomes.

Soluções apontadas pelas vencedoras

- 1º Colocada - IntegraSeven, equipe de Cascavel formada por professores e estudantes da FAG e pela equipe da startup 7Cliques.

- 2º Colocada: Inovacont: equipe de Foz do Iguaçu formada por membros da startup Evah.io

- 3º Colocada - KoreData: de Cascavel, formada por pessoa da startup KoreData

Solução para contratação de mão de obra

A equipe vencedora do hackathon, Integra Seven, desenvolveu uma plataforma, a Contratabilidade, para atender às dores dos empresários com a falta de mão de obra qualificada no mercado. Por meio dessa plataforma, o gestor contábil vai poder disponibilizar e escolher profissionais utilizando-se de critérios técnicos e fazer a contratação de profissionais mais qualificados.

Para a integrante da equipe, Rosemeire Silva Bueno de Lima, o sentimento é de realização ao ter cumprido com a missão de trazer uma ferramenta que tem valor para o mercado. “Vamos trabalhar para que a gente possa firmar novas parcerias”, almejou.

A professora e também integrante da equipe que atua em áreas que envolvem inovação e empreendedorismo, Maria Paola de Andrade Ajala, contou que sempre incentivou a participação dos alunos em eventos como o Hackathon, mas que, até então, não tinha participado integrando uma equipe. “Sentir essa emoção foi muito interessante e a nossa missão de agregar valor e facilitar a vida do contador foi cumprida", avaliou. Confira o site da equipe vencedora: WWW.contratabilidade.com.br

Otimizando o tempo nos escritórios

A equipe que ficou em segundo lugar, a Inovacont. criou uma solução para converter o arquivo com a extensão PDF ou imagem em OFX (formato padrão utilizado na contabilidade para importar os arquivos em seus sistemas). Com isso, elimina-se o serviço manual do contador, otimizando tempo para outras tarefas.

A solução partiu da observação de que apesar de tanta tecnologia disponível, os empresários ainda enviam o extrato bancário em pdf para o contador, logo, eles precisam fazer o lançamento de forma manual em seu sistema.

Integração empresa/clientes

A terceira classificada no hackathon, KoreData, apresentou uma solução voltada no atendimento de duas grandes demandas da contabilidade: a primeira é fazer uma total integração do escritório com seus clientes, de uma forma automática e conciliada, e a segunda permite ao contadores visualizar  todas as informações do dos clientes para que o escritórios faça uma contabilidade consultiva para melhor atender a demanda dos clientes.

Lei também:

5º Enescopar supera expectativas

5º Enescopar: O Metaverso veio para ficar

5º Enescopar: Gustavo Borges encerra com chave de ouro o evento

5º Enescopar: A maioria das empresas quebra por orgulho, diz Davi Braga

5º Enescopar: Gestão e marketing contábil são diferenciais para um futuro promissor das empresas contábeis

5º Enescopar: O jeito de mudar mudou

5º Enescopar começa em Foz do Iguaçu reunindo mais de 350 participantes