Levantamento feito pelo Diário do Sudoeste junto a Invest Paraná, autarquia responsável pela intermediação com a organização da Expo Dubai, revela que 70 empresas de 33 municípios já estão confirmadas para a feira que terá o Paraná como protagonista de no Pavilhão Brasil de 10 a 16 de outubro.

O fato de o Estado ter convidado oito municípios para integrar a comitiva oficial, não impede que empresas e até mesmo Municípios, integrem o grupo que busca mostrar os potenciais estabelecidos no Paraná.

Um exemplo é a comitiva de Guarapuava, que além de segmentos que vão do ramo alimentício ao tecnológico, também será composta por membros das prefeituras de Inácio Martins e Turvo.

Até o momento, informações detalhadas referentes a comitiva de Pato Branco na Expo Dubai, ainda não foram disponibilizadas.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Colla e o diretor de Estratégia da secretaria, Ramon Noguchi, tais informações estão atreladas ao gabinete do prefeito, e que Noguchi “se manifestará quando for oportuno.”

No entanto, levando por base dados disponibilizados pela Invest Paraná, Pato Branco tinha até o fim da tarde dessa segunda-feira (27), uma empresa inscrita na feira, a Coopertradição. Também constava na lista como representante do Sudoeste, a Coasul, que tem sede em São João.

Inclusive o setor agroindustrial é o que tem o maior número de representantes até o momento, 28; seguido de infraestrutura (7); life science (5); alimentos e bebidas (4); associações empresariais, automotivo, tecnologia e tecnologia da informação e comunicação (TIC), (3 cada), energia, financeiro, logística e papel e celulose, (2); exportação, jurídico, madeireiro, maquinário agrícola e produtos de segurança (1).

Em se tratando de regionais onde estão inseridas as empresas que buscarão atrair investimentos estrangeiros, a metropolitana de Curitiba é a que possuiu o maior número de confirmações, 28; seguida do Oeste com 15; Centro-oriental e Norte-central, 9 cada; Centro-sul, 4; Centro-ocidental e Sudoeste, 2 cada e uma do noroeste.