Representante da Controladoria Geral da União acompanhou os trabalhos do Comitê e falou da importância da participação no Plano Plurianual do governo federal

Representantes do Comitê de Olho na Transparência (COT) se reuniram nesta terça-feira, 6 de junho de 2023, na sede do SESCAP-PR (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Paraná) e online para mais uma rodada de balanço das análises dos portais da transparência.

O Comitê de Olho na Transparência (COT) foi criado em 2015 por representantes do CRC-PR, CoreconPR, SESCAP-PR e OAB-PR e tem como objetivo verificar se os órgãos públicos vêm prestando contas das suas despesas conforme exige a Lei de acesso à Informação, no que diz respeito às empresas que trabalham com dinheiro público.

Neste encontro híbrido os integrantes expuseram as avaliações realizadas nos portais da transparência dos órgãos do governo estadual e, como é de praxe, com as irregularidades encontradas na prestação de contas vai oficiar os órgãos para deixarem mais transparentes e acessíveis aos cidadãos as informações.

Controladoria Geral da União

O encontro contou com a participação especial do auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União (CGU), Demian Bianchi Bertozzi, que acompanhou os trabalhos do Comitê divulgou o PPA Participativo, um programa do governo federal que visa coletar sugestões da sociedade para o Programa Plurianual que será apresentado ao Congresso Nacional em Agosto, por meio do portal www.brasilparticipativo.gov.br

“Os cidadãos ou as entidades representantes da sociedade civil organizada podem participar fazendo sugestões para todas as áreas como educação, saúde, segurança, tributação”, afirmou o auditor ao destacar que os cidadãos poderão contribuir também com as sugestões que estão sendo elaboradas pela CGU, que serão incluídas no plano.

Parceria COT e CGU

Ao acompanhar a reunião do Comitê de Olho na Transparência, o servidor da Controladoria Geral da União (CGU) viu uma semelhança as ações  realizadas pelas duas organizações e propôs uma parceria no sentido de racionalizar trabalhos. “A CGU também faz avaliação das despesas e da transparência dos órgãos públicos. Estamos trabalhando na mesma área. Sendo assim, poderíamos conjugar nossos esforços para evitar retrabalho. O trabalho do COT pode complementar o trabalho da CGU e vice-versa”, disse Demian, ao destacar que, além disso, CGU e COT podem inclusive aprimorar ou unificar a metodologia de avaliação.

Participação

Participaram do encontro desta terça-feira, 6: Celso Bernardo (Corecon), Gilberto Coelho de Miranda Junior (Corecon), João Eloi Olenike (CRC e IBPT), Waldir Franco Félix Junior (OAB), Geovane Couto da Silveira (OAB) e Gisele Martins Machioski (CRC-PR). E pelo SESCAP-PR, estavam presentes: Allan Lukas Jucovski, Euclides Locatelli  e Tânia Terezinha Dobrovolski. (texto: Adilson Faxina)