O evento ocorre até amanhã, 16 de setembro, no Hotel Carimã, em Foz do Iguaçu

A quinta edição do Enescopar - Encontro das Empresas de Serviços do Paraná – começou a todo vapor nesta quinta-feira (15), no Hotel Grand Carimã, em Foz do Iguaçu, reunindo mais de 350 participantes. A abertura do evento foi realizada pelo presidente do SESCAP-PR, Michel Lopes. Ele frisou que a entidade está trabalhando para revolucionar as empresas de serviços no Estado. “Que imensa alegria estarmos reunidos, finalmente, de forma presencial, depois de dois anos de muitos eventos virtuais. O segmento de Serviços do Paraná está em festa”, comemorou.

Para Lopes, o mercado está aberto e recheado de oportunidades. “’Não existe mais reservas neste mercado tão competitivo e global. Há uma revolução tecnológica que está mudando o hábito de consumirmos um serviço ou um produto. E nós, empresários de serviços? Vamos continuar na mesma toada? Dizendo que isso é momentâneo? Que esta realidade não se sustenta por muito tempo porque ainda existe uma geração que se sente confortável a tradição que estamos acostumamos e aprendemos a vivenciar?”, disse, provocando uma reflexão nos participantes.

O presidente do SESCAP-PR também aproveitou a oportunidade para destacar a realização do primeiro hackathon do setor contábil do Contábil, uma verdadeira jornada de 36 horas onde programadores, desenvolvedores e acadêmicos estão reunidos em busca de soluções tecnológicas para o mercado. A estudante de engenharia de software da UniAmérica de Foz do Iguaçu, Maria Eduarda da Costa, está participando pela primeira vez de um Hackathon. “Ainda não tive uma experiência no mercado de trabalho, por isso, é legal estar no Hackabilidade para conhecer como o mercado de trabalho se move”, comentou. Para ela, o tempo está sendo o principal desafio neste momento. Ela integra uma equipe formada por cinco pessoas.

Nova logo

Para este novo momento, de incentivo a disrupção e revolução das empresas, o SESCAP-PR, que completa 34 anos neste mês, também reformulou a sua marca e apresentou a nova identidade visual no evento. “Uma nova logo, para um novo momento, mas com a tradição e confiança que conquistamos ao longo de todos esses anos”, afirmou o presidente, Michel Lopes.

Palestra Magna


O jornalista Augusto Nunes conduziu a palestra magna do 5º Enescopar e expôs o seu ponto de vista em relação a atual situação econômica do País. “Depois de dois anos de pandemia e em meio a uma guerra, estamos registrando um crescimento que vem surpreendendo o mundo e vem sendo omitido pela imprensa brasileira”, criticou. Para Nunes, apesar de o País ter perdido quase 700 mil pessoas para um vírus que não era passível de controlar, num período extremamente delicado que o planeta viveu, o brasileiro tem o dever de comemorar o crescimento em “V” que se registra em todas as áreas da economia, conforme cita o Ministro da pasta, Paulo Guedes. “O Brasil vai ser uma potência sem problemas? Não. O Brasil é um país pobre e temos problemas, mas tem sido excepcional o desempenho na economia”, destacou trazendo alguns números. “Hoje em menos de 24h se abre uma empresa. Esse prazo era em 2019 de mais de cinco dias. Isso são pequenas grandes informações. A inflação de julho na Argentina foi de 7,5%, na Venezuela 5,3% e o Brasil teve uma deflação de 0,7%. A extrema pobreza no Brasil é de 22%, em queda. No mundo, é de 15% em alta”, detalhou.

O palestrante ainda frisou que, de acordo com o FMI, o Brasil passou de 13º economia do mundo para a 9ª. O desemprego caiu 11% no primeiro trimestre deste ano para 9,3%, e, pela primeira vez, o Brasil está abaixo de 10% em muito tempo.

Patrocinadores
O 5º Enescopar conta com o patrocínio diamante das empresas Faturágil, ContaAzul, Fenacon, Sebrae-PR, Pier – gestão e resultados. Como patrocinador ouro a empresa Netspeed, e patrocinadores Prata as empresas Audaz, Nutricard, Questor, SD Soluções, Tek Ponto, Servidor na nuvem, Apoiar, Sieg e Vilage. O evento também conta com o apoio SESCAP-Londrina, SESCAP-Campos Gerais, CRC-PR, Fecopar e PTI.

Confira mais foto na Galeria do site ou em nossas redes sociais.