Representantes das entidades contábeis do Paraná participaram, nesta segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025, de uma reunião com a diretora da Receita Estadual, Suzane Aparecida Gambetta Dobjenski, e técnicos da Secretaria da Fazenda. O encontro reforçou a importância de manter um canal aberto de comunicação entre a classe contábil e os órgãos estaduais.
A reunião foi conduzida pela diretora da Receita Estadual, que respondeu a diversos questionamentos dos empresários sobre a simplificação de processos e mudanças no atendimento nas delegacias regionais do estado. Para o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Everson Breda Carlin, a proximidade e a integração entre as entidades contábeis e o governo são fundamentais. “Investir em uma comunicação clara e atender às demandas da classe são prioridades. A parceria com a Receita Estadual sempre foi histórica e benéfica, e queremos manter esse diálogo aberto e produtivo”, afirmou.
Suzane Gambetta destacou a relevância da colaboração com os contadores para aprimorar a comunicação com os contribuintes. “Os profissionais da contabilidade têm um papel essencial na disseminação de informações sobre novas legislações e procedimentos adotados pela Receita. Eles são o elo entre o Estado e as empresas”, ressaltou.
O diretor do Sescap-PR, Valdir Pietrobon, parabenizou a diretora da Receita Estadual e sua equipe pela receptividade às entidades contábeis e pela disposição em facilitar o diálogo entre os contadores e o governo do Estado. A diretora Suzane destacou que a Receita está reformulando sua abordagem de fiscalização e anunciou que um Projeto de Lei está sendo encaminhado à Assembleia Legislativa do Paraná para beneficiar empresas que atuam em conformidade com a legislação estadual.
Na oportunidade, Pietrobon defendeu uma revisão no sistema de tributação do MEI (Microempreendedor Individual). Embora seja um regime federal, ele alertou os técnicos da Secretaria da Fazenda sobre o desvirtuamento do propósito original do MEI, que foi criado para regularizar pequenos negócios e trabalhadores autônomos. Segundo ele, há empresários que utilizam essa categoria para pagar menos impostos de forma irregular. “Hoje, o MEI se tornou um canal de sonegação para algumas empresas. É preciso rever essa questão”, pontuou.
Estiveram presentes na reunião: Suzane Aparecida Gambetta Dobjenski, diretora da Receita Estadual; Emanuel de Lima Cavalar, assessor do secretário da Fazenda; Gisele Carloto Rodrigues, contadora geral do Estado; Rafael Florêncio Batista, diretor adjunto de Contabilidade; e Juliano Brun Binder, auditor fiscal.
Representando a classe contábil, participaram: Everson Breda Carlin (CRCPR), Narciso Dóro Junior (CRCPR), Gerson Borges de Macedo (CRCPR), Lucélia Lecheta (Comissão CRCPR Desburocratização), Marcos Rigoni de Mello (Jucepar), Valdir Pietrobon (Sescap-PR), Gilson Luis da Silva (Fecopar), Vilson Oliveira de Souza (Fecopar), Dirceu Tadeu Vaz (Sicontiba), Claudecir Munhoz (Sicontiba) e Elisete Ferreira de Carvalho (IPMConte e Sescap-PR).
Torne-se um associado do SESCAP-PR
e aproveite inúmeros benefícios e serviços.