DESCOMPLICANDO A IMPORTAÇÃO PARA CONTADORES E FINANCEIROS: INCLUINDO A INTELIGÊNCIA COMERCIAL NA IMPORTAÇÃO

Transforme sua abordagem contábil e financeira: domine os processos de importação com inteligência comercial!

Objetivo

Capacitar os participantes com conhecimentos técnicos necessários sobre teoria e prática dos processos de importação e na prestação de serviço para clientes importadores.

Público-Alvo

Empresários, contadores e financeiros.

Palestrante

RAFAEL ZANNIN

É empresário na área de compras internacionais, com mestrado no Instituto Lactec em Gestão de Riscos em Processos de Importação no Estado do Paraná; pós-graduado na Fundação Getúlio Vargas (ISAE-FGV) em Comércio Exterior e Negócios Internacionais; pós-graduado na UFPR em Gestão de Projetos e formado em Relações Internacionais pela Faculdade Curitiba. Atua há 15 anos no comércio exterior, sendo despachante aduaneiro especialista em drawback e Ex-tarifários atuando posteriormente em multinacionais nas áreas automotiva, eletrônica, química, alimentícia, petrolífera e farmacêutica, diretamente na importação de matérias-primas (insumos) para a indústria, produtos de revenda e ativos fixos. Aplicou várias melhorias de gestão em processos, redução de custos, aprimoramento das operações, melhorias na gestão de custos, logística e formação de preço.

1. Iniciando uma Importação
• Iniciando a negociação
• Pedido internacional
• Modais
• CE Mercante e Mantra
• Responsabilidade dentro das Incoterms

2. Classificação fiscal e procedimentos regulatórios
• Classificação fiscal (NCM) na importação
• prestação de serviço de classificação fiscal para importadores
• Órgãos anuentes
• Tecwin

3. Documentos necessários
• Documentos emitidos pelo transportador
– conhecimento de Transporte
• Documentos da importação
– fatura proforma
– fatura
– packing list (ou Romaneio)
– certificado de fumigação
– especificação técnica, COA
– certificado de Origem
– LI (Licença de Importação)
– DI (Declaração de Importação)
– CI (Comprovante de importação)

4. Tributos, câmbio, custo e inteligência comercial de importação
• Despesas aduaneiras
• Cálculo de impostos, II, PIS/COFINS e ICMS
• Câmbio e registro no banco central
• Montagem do custo de importação (simulação)
• Inteligência comercial de importação

Todas as dinâmicas, planilhas e documentos apresentados são de processos reais/atuais e serão disponibilizados aos alunos.

Transmissão ao Vivo: 
O evento será transmitido ao vivo via Zoom e não será gravado. Garanta sua presença no horário agendado.

Acesso à Sala Virtual: 
No dia anterior ao evento, enviaremos o link para seu e-mail cadastrado. A sala virtual estará aberta 30 minutos antes do início para ajustes de áudio e vídeo. Recomendamos o uso de fones de ouvido com microfone.

Certificado: 
Disponível no site do SESCAP-PR em até 4 dias úteis após o evento. Acesse "CURSOS" > "ÁREA DO ALUNO" > "CERTIFICADOS". É necessário ter 75% de participação. 

Material Didático: 
O material estará disponível em "CURSOS" > "ÁREA DO ALUNO" > "MATERIAL DE APOIO DO CURSO" no site do SESCAP-PR. 

Política de Desistência: 
Desistências não têm reembolso ou crédito para futuros treinamentos.
selo Formato

Online

selo Data

23 e 24/04/2025

selo Horário

14h às 16h30


selo Carga Horária

5h

selo Plataforma / Local

Zoom (No dia anterior ao curso, você receberá o link de acesso à sala de aula virtual.)

selo Certificado

O certificado estará disponível na área do aluno no site do SESCAP-PR em até 4 dias úteis após o evento para os participantes que tenham frequentado pelo menos 75% da carga horária do treinamento.

selo Investimento

120,00

ASSOCIADOS AO SESCAP-PR

Quero ser um associado

174,00

PROFISSIONAIS COM REGISTRO ATIVO NO CRCPR, ADVOGADOS COM OAB-PR E REPRESENTADOS SESCAP-PR

205,00

DEMAIS INTERESSADOS

Formas de pagamento:
- Boleto bancário
- Cartão de crédito (em até 2 vezes)
- PIX
Apoio
selo

Veja também