Alexandre Curi anuncia medidas para economizar mais de R$ 500 na Assembleia Leigislativa

Notícia publicada em 05/02/2025

O novo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi (PSD), anunciou nesta segunda-feira (03) uma série de medidas que vão economizar mais de R$ 500 milhões do orçamento anual do Poder Legislativo. Entre as medidas estão o corte de gastos, a introdução da inteligência artificial no trabalho, a transformação de todos os prédios da Assembleia em inteligentes, com a geração da própria energia, o reaproveitamento da água, a eliminação do uso do papel e a redução do consumo. Os recursos serão devolvidos ao Poder Executivo para investimentos em políticas públicas.

Curi assumiu nesta segunda a presidência da Casa para o biênio 2025-2027. Antes da posse, ele concedeu uma entrevista coletiva no Salão Nobre da Assembleia. Também participaram da conversa com a imprensa o primeiro-secretário, deputado Gugu Bueno (PSD), a segunda-secretária, deputada Maria Victoria (PP), e a primeira vice-presidente, deputada Flávia Francischini (União).

Além de tornar a Assembleia Legislativa ainda mais transparente, o novo presidente reforçou a rigidez administrativa como exemplo de gestão eficiente. Segundo ele, a Assembleia do Paraná é a única do país que devolve ao Executivo quase um terço de seu orçamento, como fruto da economia de todos os parlamentares. “Esta Mesa Diretora quer fazer a maior economia da história do Poder Legislativo. Queremos devolver ao governo do Estado mais de meio bilhão de reais para que este possa investir nos municípios do Paraná. Vamos fazer isso diminuindo contratos e cortando gastos”, explicou.

Curi informou que sua gestão será pautada nos pilares da transparência, inovação, sustentabilidade e economia. O parlamentar lembrou que, nos últimos dois anos, como primeiro-secretário, a Mesa Executiva implantou ações que resultou na conquista do Selo Diamante em Transparência Pública, tornado a Assembleia paranaense o órgão público estadual mais transparente do Paraná e a quarta Assembleia do Brasil. “Vamos avançar a cada dia mais na questão da transparência. Vamos colocar a Assembleia entre as três mais transparentes do Brasil. Outra pauta atual é a inovação. Estamos em conversa com o Google para assinar parcerias de implantação da inteligência artificial dentro da Assembleia. Queremos otimizar, desburocratizar e facilitar o acesso da população às informações da Assembleia Legislativa. Estamos com um estudo avançado para a colocação da energia solar, reaproveitar a água da chuva e acabar com o uso do papel”, disse.

 

Compartilhe!

Receba as novidades do SESCAP-PR

    Siga-nos no Instagram

    Clique aqui e veja nosso perfil
    Seja um associado | SESCAP-PR

    Seja um associado

    Torne-se um associado do SESCAP-PR
    e aproveite inúmeros benefícios e serviços.

    Quero ser um associado