Campanha do SESCAP-PR já recolheu mais de 500 toneladas de materiais

População de Curitiba e região poderá descartar equipamentos fora de uso no estacionamento do Parque Barigui (frente ao Restaurante Maggiore) das 9h às 16 horas

Marque na sua agenda e comece a separar o lixo eletrônico acumulado em sua casa ou escritório. Neste sábado, dia 4 de junho, das 9h às 16 horas, tem campanha de recolhimento de lixo eletrônico (E-lixo) no Parque Barigui (estacionamento, em frente ao Restaurante Maggiore).

Todo material recolhido será destinado à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Corbélia, integrante do programa Ecocidadão, onde será feita a triagem e a venda para empresas especializadas. O dinheiro arrecadado será revertido para a manutenção da associação e às famílias associadas.

Após dois anos paralisada, a campanha será retomada em Curitiba, Guarapuava e Umuarama. “O acúmulo de lixo eletrônico é um problema sério nas residências e escritórios e se descartado de forma incorreta, poderá contaminar o meio ambiente. E com a campanha E-Lixo, nós damos um destino ambientalmente correto para os materiais e ainda ajudamos famílias de baixa renda que trabalham com recolhimento de materiais recicláveis”,  destaca o presidente do SESCAP-PR, Michel Lopes. Em Curitiba, o evento conta com a parceria do programa Ecocidadão, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

O que descartar?

O lixo eletrônico é todo resíduo material sólido proveniente de equipamentos eletroeletrônicos:  computadores, monitores, televisores, rádios e equipamentos de som, aparelhos de telefone e celulares, aparelhos de fax, impressoras, câmeras fotográficas, entre outros. Nesta campanha não serão recolhidos pilhas, tonners e lâmpadas.

Sobre a E-Lixo

A campanha foi lançada em 2011 em Toledo-PR para revolver um problema de acúmulo de aparelhos inutilizados nas empresas representadas pelo SESCAP-PR. Com o sucesso da campanha, ela foi expandida para o público geral. Até hoje a E-Lixo já recolheu e deu um destino correto mais de 550 toneladas de materiais descartáveis nas cidades de Apucarana, Arapongas, Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Maringá, Paiçandu, Sabáudia, Toledo e Umuarama.

Associação de Catadores de Materiais Recicláveis CORBÉLIA

A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis foi fundada no ano de 2014 e conta com 26 associados que separam por mês em média 40 toneladas de resíduos recicláveis provenientes da coleta seletiva municipal e de parcerias com grandes geradores. A associação conta com estrutura para realizar a reciclagem do EPS, mais conhecido como Isopor, sendo que são processados mais de 200 Kg por dia. A associação também mantém um acervo de peças recuperadas da coleta seletiva, formando o Museu do LIXO.

Mais informações:

Entre em contato pelo telefone: (41) 3222-8183 - ramal 4715, ou pelo e-mail capacitacao@sescap-pr.org.br

Guarapuava e Umuarama

Neste mês de junho, a campanha ocorre também em Guarapuava e Umuarama:

Guarapuava

Datas: 1º, 2 e 3 de junho

Horário:  9h às 17 horas,

Local: Calçadão da Rua XV de Novembro (na praça 9 de Dezembro).

Umuarama

Data:  9 de junho (quinta-feira)

Horário: 9h às 16h

Local: Feira do Produtor (fundos do Estádio Lucio Pipino).