REGULAMENTO DO PROGRAMA GCONTÁBIL”.

(Programa de Gestão para Empresas Contábeis)

1. FINALIDADE

1.1. Este regulamento dispõe sobre o funcionamento do “PROGRAMA DE GESTÃO PARA EMPRESAS CONTÁBEIS”, designado abreviadamente pela sigla “G. CONTÁBIL”, dirigido às empresas prestadoras de serviços contábeis, estabelecendo ainda objetivos, requisitos para inscrição e obtenção de certificado de conclusão, valores e formas para pagamento e demais normas.

2. OBJETIVOS E PÚBLICO-ALVO:

2.1. Objetivos:

- Propiciar aos participantes subsídios teóricos para elaborar na prática o planejamento estratégico, operacional, controles internos e implantar o programa de qualidade “5 S” específico para empresas prestadoras de serviços contábeis.

- Avaliar e restabelecer o processo de gestão, considerando os aspectos da produtividade, confiabilidade, coerência de processos e o contexto global da prestadora de serviços. Analisar, assim, se todos os itens abordados nos modelos gerenciais já existentes proporcionam a máxima produtividade e qualidade para obtenção dos resultados almejados

2.2.       Público-alvo: Empresários contábeis.

3. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

3.1. Ser pessoa física vinculada à pessoa jurídica (ou assemelhada/equiparada) que desenvolva atividade econômica de prestação de serviços contábeis.

3.2. O prazo para inscrição será definido por portaria.

4. DA ESTRUTURA DO PROGRAMA

4.1. Para a realização do Programa GCONTÁBIL serão empregadas as seguintes metodologias:

ü  Exposição dos temas por meio de recursos audiovisuais;

ü  Atividades práticas: cada participante irá desenvolver o seu planejamento, tendo em vista a sua realidade específica;

ü  Visita técnica ao escritório de cada um dos participantes ao fim do período de implantação.

4.2. Será fornecido material didático-pedagógico aos participantes. Serão utilizados recursos audiovisuais, além de dinâmicas de grupo, testes, exercícios de fixação e desenvolvimento, trabalhos em grupos e exposição dialogada, além de exercícios externos.

4.3. O conteúdo programático consistirá em:

1º ENCONTRO:

a)   Análise dos cenários das empresas prestadoras de serviços contábeis;
b)   Análise do ambiente externo: ameaças e oportunidades;
c)   Transformando ameaças em oportunidades: a era digital e a convergência às normas internacionais;
d)   Análise do ambiente interno: pontos fortes e pontos fracos;
e)   Histórico da prestadora de serviços contábeis;
f)    Visão;
g)   Missão;
h)   Política, crenças e valores.

Carga horária: 08 horas.

Desenvolvimento dos temas:

  • O palestrante fará exposição dos temas interagindo com os participantes;
  • Cada um dos participantes irá relatar o cenário dentro da sua realidade;
  • Cada participante irá identificar as suas próprias ameaças e oportunidades;
  • Cada participante irá identificar os seus pontos fortes e fracos;
  • Cada participante será orientado a relatar a história da sua empresa contábil para, mais adiante, compor uma parte do Manual de Orientação ao Cliente e também o Manual de Procedimentos Internos;
  • Palestrante apresenta os temas: missão, visão, políticas, crenças e valores;
  • Cada participante estabelece sua missão, visão, políticas, crenças e valores;
  • A produção dos participantes será revisada pelo palestrante e, após a revisão, será enviada por e-mail aos participantes para aprovação final.

 

2º ENCONTRO:

a)   Organograma da empresa de serviços contábeis;
b)   Código de ética;
c)   Ética e responsabilidade socioambiental;
d)   Normas e procedimentos internos;
e)   Fluxograma de serviços oferecidos;
f)    Fluxograma por departamento.

Desenvolvimento dos temas:

  • O palestrante orientará sobre a elaboração do organograma;
  • Os participantes elaboram o organograma de sua empresa;
  • O palestrante orientará sobre a elaboração do Código de Ética e sua importância nas corporações;
  • Cada participante construirá seu próprio Código de Ética;
  • O palestrante apresentará as Normas e Procedimentos Internos e orientará sobre sua elaboração;
  • Cada participante elaborará as Normas e Procedimentos Internos da sua empresa;
  • O palestrante abordará a importância e a maneira correta de elaborar fluxogramas;
  • Ao fim, o palestrante analisará o material produzido pelos participantes e, após a revisão, será enviado por e-mail para aprovação final.

Carga horária: 8 horas.

 

3º ENCONTRO:

a)   Plano de trabalho;
b)   Manual de procedimentos internos;
c)   Manual de orientação ao cliente.

Desenvolvimento dos temas:

  • O palestrante orientará sobre a elaboração de um Plano de Trabalho;
  • Cada participante produzirá o Plano de Trabalho da sua própria empresa;
  • O palestrante falará sobre o Manual de Procedimentos Internos;
  • Os participantes irão sugerir e elaborar o Manual de Procedimentos Internos da sua própria empresa e o material será entregue ao palestrante;
  • O palestrante apresentará o Manual de Orientação ao Cliente;
  • Os participantes elaborarão o Manual de Orientação ao Cliente da sua própria empresa e entregam-no ao palestrante;
  • Ao fim, o palestrante analisará o material produzido pelos participantes e, após a revisão, será enviado por e-mail para aprovação final.

Carga horária: 08 horas.

 

4º ENCONTRO:

a)   Avaliação de produtividade;
b)   Mapa de erros;
c)   A importância do programa de qualidade “5s”;
d)   O gestor do programa de qualidade;
e)   Papéis de trabalho;
f)    Plano de implantação e manutenção do “5s”.

Desenvolvimento dos temas:

  • O palestrante abordará a avaliação de produtividade e o mapa de erros e sua implantação prática;
  • O palestrante apresentará o Programa de qualidade “5s”;
  • Os participantes irão produzir os papéis de trabalho, definindo o dia da largada, o coordenador do programa e estabelecendo os demais critérios necessários.

Carga horária: 08 horas.

 

5º ENCONTRO:

a)   O dia da largada do “5s”;
b)   Orientação para manutenção e acompanhamento do programa “5s”;
c)   Levantamentos e avaliação dos controles internos dos departamentos;
d)   Definição dos controles internos dos departamentos.

Desenvolvimento dos temas:

  • Orientação para largada do “5S”;
  • Os participantes definirão as estratégias para o dia da largada do “5S”;
  • Orientação para manutenção e acompanhamento do programa “5S”;
  • Os participantes definirão a forma de acompanhamento e manutenção do programa “5S”;
  • Serão feitos o levantamento e a avaliação dos controles internos dos departamentos;
  • Serão definidos os controles internos dos departamentos.

Carga horária: 08 horas.

 

6º ENCONTRO:

PARTE I

a)   Revisão geral das etapas do Programa de Qualidade;
b)   Avaliação e comentários dos erros e acertos na elaboração, implantação e manutenção

Desenvolvimento dos temas:

  • O palestrante avaliará as principais dificuldades encontradas pelo grupo de forma interativa com os participantes

Carga horária: 04 horas.

PARTE II

a)   Palestra motivacional;
b)   Entrega da placa com a Missão da empresa contábil para cada participante;
c)   Entrega dos Manuais de Orientação ao Cliente;
d)   Entrega dos Manuais de Procedimentos Internos;
e)   Mensagem do Presidente do SESCAP-PR.

Carga horária: 04 horas.

 

VISITA TÉCNICA:

Após o 6º encontro, os participantes receberão consultoria que consistirá na realização de visita técnica com duração de 2 (duas) horas no estabelecimento do participante. Esta visita, conforme conveniência e acordo entre as partes, poderá ser fracionada, limitando-se, no entanto, à quantidade de horas acima consignada.

5. DOS PREÇOS E DAS CONDIÇÕES E FORMA DE PAGAMENTO

5.1. O preço, por empresa participante, será definido mediante portaria.

5.2. Seja em virtude de desistência do participante ou, em caso de inadimplência, o SESCAP-PR não restituirá, em hipótese alguma, os valores já pagos, nem perdoará os valores inadimplidos, objeto do contrato firmado entre as partes.

5.3. Em qualquer hipótese, não haverá direito a crédito a ser utilizado futuramente pelo participante que, por qualquer razão desistir de frequentar o Programa GCONTÁBIL, ou se tornar, a qualquer tempo, inadimplente.

6. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

6.1. Para formação da turma será necessária a efetivação de inscrição de, no mínimo, 15 (quinze) e no máximo 20 (vinte) empresas participantes. A empresa de serviços contábeis inscrita no programa GCONTÁBIL terá direito a participação de duas pessoas por encontro, sendo o sócio/proprietário e um gerente ou colaborador.

6.2. Eventuais despesas decorrentes da realização de visitas técnicas, a pedido do participante, além da visita técnica já inclusa no conteúdo do próprio Programa GCONTÁBIL correrá por conta exclusiva do participante que solicitá-las.

6.3. Na hipótese de não ser alcançado o número mínimo de inscrições, ao SESCAP-PR é reservado o direito de não abrir a turma, ficando obrigado, entretanto, à devolução integral do valor pago, no prazo de 5 (cinco) dias úteis.

6.4. O participante deverá ter presença total mínima de 75%. Se as faltas superarem este percentual, será considerada, para todos os efeitos, a desistência do participante.

6.5. Concluído o programa, o participante receberá o correspondente certificado.

6.6. O presente Regulamento somente poderá ser alterado por deliberação da Diretoria Executiva do SESCAP-PR.

6.7. O presente Regulamento somente poderá ser alterado por deliberação da Diretoria Executiva do SESCAP-PR.

6.8. As disposições contidas neste Regimento passam a vigorar na data de sua aprovação pela Diretoria Executiva do SESCAP-PR.

6.9. As condições previstas no presente regulamento, ressalvadas as alterações posteriormente realizadas, vigerão, exclusivamente, para as turmas do GCONTÁBIL - exercício de 2017.


Curitiba, 10 de abril de 2017.


Mauro Cesar Kalinke
Presidente