Ação voluntária ocorrerá no dia 10 de abril em todo o Brasil.
No Paraná, será realizada em Curitiba (na Boca Maldita) e interior do Estado
O contribuinte que tiver dúvida sobre o preenchimento da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física poderá receber orientação gratuita, em praça pública, no próximo dia 10 de abril. A tradicional campanha Declare Certo, do Sescap-PR, está confirmada nas cidades de Curitiba, Cascavel, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Maringá, Pato Branco e Paranavaí. Outras cidades também estão organizando o evento, devendo ser confirmado nos próximos dias, são elas: Apucarana, Francisco Beltrão, Nova Esperança, Toledo, Arapongas e Umuarama.
Esta é a 19ª edição do evento e, neste ano, ocorrerá de forma simultânea no Brasil, em uma iniciativa dos Sescaps e Sescons, entidades do Sistema Fenacon.
A ação conta com o apoio institucional do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Receita Federal, Fecopar, Sicontiba e sindicatos dos contabilistas locais e entidades parceiras.
Voluntários
Durante o dia, profissionais de contabilidade, empresários do setor contábil e estudantes atuarão como voluntários no atendimento aos contribuintes. Os contribuintes também serão orientados sobre como fazer o repasse de parte do imposto de renda ao Fundo para a Infância e Adolescência e Fundo do Idoso em níveis municipais, estaduais.
O presidente do SESCAP-PR, Michel Lopes, destaca a relevância da campanha, que leva informação segura aos contribuintes que têm dúvidas na hora de declarar seu imposto. “É grande o número de pessoas que fazem suas próprias declarações. Mas quando o assunto é patrimônio, valores recebidos do exterior, blockchain, aplicação em bolsa, por exemplo, surgem muitas dúvidas. E nós estaremos em praça pública para auxiliá-los neste sentido”, disse. Além disso, ele frisou a importância de buscar um profissional contábil para evitar erros e cair na malha fina.
Paraná é o pioneiro
O Paraná foi o pioneiro na realização da campanha Declare Certo, que teve início em 2004 e se tornou uma referência nacional em ação de responsabilidade social. Desde então, o evento passou a ser realizado em diversos estados do Brasil, por meio do Sistema Fenacon.
Confira os endereços no Paraná:
– Curitiba – 9h às 16h, na Boca Maldita
– Cascavel – Rua Paraná, 5000
– Guarapuava – Calçadão da Rua XV (em frente ao Clube Guaíra)
– Maringá – Av. Getúlio Vargas com a Neo Alves Martins
– Pato branco – Praça Presidente Vargas
– Paranavaí – Rua Getúlio Vargas com Rua Souza Naves
– Foz do Iguaçu – Av. Costa e Silva, 185
Torne-se um associado do SESCAP-PR
e aproveite inúmeros benefícios e serviços.