Preço do cacau disparou 190% nos últimos dois anos por conta de problemas climáticos – E essa responsabilidade também é sua!
Dizem que, para entendermos a emergência climática, precisamos sentir os efeitos no bolso e, neste período do ano, eles ficaram ainda mais evidentes. Nas gôndolas dos supermercados, é possível ver o aumento do preço dos ovos de Páscoa.
Nos últimos dois anos, o preço do cacau teve um aumento de 190%, muito por conta de problemas climáticos ocorridos nas lavouras dos maiores produtores globais, como a África, que representa 70% do fornecimento global e o Brasil, que é o 6º maior produtor mundial. Por ser uma commodity, o cacau tem seu preço estabelecido pelo mercado mundial, o que afeta também o mercado brasileiro.
Produtores da Bahia, por exemplo, têm sofrido de forma recorrente com os efeitos do El Niño e com pragas e doenças, o que diminui a produção em escala. O resultado é de um chocolate cada vez mais caro, com menos cacau – o que aumenta a inclusão de insumos como o açúcar, por exemplo, que também eleva outro problema sanitário – e, nas casas, com menos ovos de Páscoa.
E, o que eu tenho a ver com isso?
Tudo. A crise climática não é mais um assunto distante — ela já está na sua mesa, na sua empresa, no seu carrinho de compras, no seu chocolate de Páscoa. E, embora os impactos pareçam grandes demais para enfrentarmos sozinhos, há atitudes cotidianas que fazem toda a diferença.
O Sescap-PR criou a campanha Sescap-PR + Verde, que tem como foco o incentivo de práticas sustentáveis nas empresas de serviços e, por sua vez, que reverberem em ações cotidianas também fora das empresas.
Por isso, trazemos aqui 3 dicas simples, mas que podem auxiliar na diminuição da pegada de carbono global, afinal, se cada um fizer sua parte, o planeta sentirá os efeitos positivos, assim como já sentiu os efeitos negativos.
1) Reduza o desperdício de alimentos
Do campo ao prato, cerca de 30% de toda comida produzida é desperdiçada. Segundo um relatório da ONU – Organização das Nações Unidas – de 2022 (o mais recente), o mundo desperdiçou 1 bilhão de refeições por dia.
O Brasil está entre os 10 países que mais desperdiçam, jogando fora quase um terço de toda a sua produção, enquanto que, 8,7 milhões de brasileiros enfrentam insegurança alimentar e nutricional grave.
Faça sua parte! Comprar apenas o necessário, armazenar corretamente os alimentos e reaproveitar sobras são atitudes que ajudam a preservar recursos naturais e a reduzir a emissão de gases do efeito estufa.
2) Pratique o consumo consciente
Opte por marcas comprometidas com práticas sustentáveis, observe a origem dos produtos e prefira aqueles com menor impacto ambiental. Escolher melhor é uma forma de votar com o bolso por um mundo mais justo e equilibrado.
3) Cuide do planeta no dia a dia
Evite o uso excessivo de água e energia, repense o uso de descartáveis e tente, sempre que possível, diminuir o seu consumo de carne. Pequenas mudanças de hábito, somadas, geram grandes transformações.
Sescap-PR + Verde. Pequenas ações, grandes resultados.
Texto: Patrícia Schor
Torne-se um associado do SESCAP-PR
e aproveite inúmeros benefícios e serviços.