País descarta corretamente apenas 3% do material gerado e as empresas são grandes geradoras deste tipo de resíduo
Você sabia que o Brasil é o 5º maior gerador de resíduo eletrônico do mundo? Produzimos, por ano, 2,4 milhões de toneladas de lixo eletrônico e destinamos corretamente apenas 3% do total destes resíduos, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU).
O relatório chamado “Monitor Global E-lixo” revela ainda que a produção mundial de resíduos eletrônicos está crescendo cinco vezes mais rápido que a reciclagem destes materiais. Um exemplo deste impacto ambiental foi indicado pelo documento: se as 62 milhões de toneladas de e-lixo que foram geradas no ano de 2022 fossem recicladas, 900 milhões de toneladas de minérios poderiam deixar de ser extraídas do meio ambiente.
Lei de Incentivo à Reciclagem prevê incentivos fiscais
O Brasil possui a Lei de Incentivo à Reciclagem (LEI Nº 14.260, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2021), que visa fortalecer a reciclagem no Brasil, promovendo a economia circular e incentivando empresas e pessoas físicas a investirem em projetos que ajudem a transformar resíduos em novos produtos. Quem participa como incentivador pode receber benefícios fiscais com dedução no imposto de renda.
No fim de 2024, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) publicou a Portaria GM/MMA nº 1.250/2024, que estabelece as regras para apresentação, análise, aprovação, monitoramento, prestação de contas e avaliação de resultados de projetos relacionados à Lei de Incentivo à Indústria e à Cadeia Produtiva da Reciclagem .
Sescap-PR é protagonista no incentivo da destinação correta
Quem é que não tem um equipamento inutilizado em casa? Computador, celulares, carregadores, impressora. Fica fácil acumular este tipo de resíduo em nossas residências. E isso acontece em uma escala ainda maior dentro das empresas.
E, olhando para este problema, o Sescap-PR criou em 2011, a campanha E-Lixo, ação de recolhimento de resíduos eletrônicos em Curitiba e nas principais cidades de sua representação territorial. Ao todo, já foi dado destino correto a mais de 540 mil toneladas deste tipo de material.
Em 2025, a entidade lançou a campanha Sescap-PR + Verde, que pretende incentivar as práticas sustentáveis dentro das empresas de serviços, gerando um movimento de conscientização entre empresários e colaboradores.
A sua empresa possui alguma ação sustentável? Compartilhe com o seu case com o Sescap-PR, aqui.
Torne-se um associado do SESCAP-PR
e aproveite inúmeros benefícios e serviços.