Sescap-PR + Verde: avanço da IA estimula compra de novos aparelhos eletrônicos

Notícia publicada em 16/10/2025

No Brasil, 93% dos consumidores planejam trocar seus dispositivos atuais por modelos mais modernos nos próximos 12 meses, o que aumenta os resíduos eletrônicos

Se, por um lado, o uso da inteligência artificial tem gerado impactos positivos na automação de tarefas repetitivas, aumento da produtividade e eficiência em diversas áreas, do outro, ela tem impactado diretamente a geração de resíduos eletrônicos. Isso porque, apenas no Brasil, 93% dos consumidores planejam trocar seus dispositivos atuais por modelos mais modernos nos próximos 12 meses, especialmente para fins de entretenimento, lazer e segurança residencial. Entre os principais itens estão os smartphones, com 74% dos consumidores pretendendo adquiri-los. Os dados são da pesquisa “Década Conectada”, da Assurant.

Outros 40% dos entrevistados na pesquisa mencionaram a troca de fones de ouvido, e mais de 30% demonstraram preferência por notebooks, smartwatches, videogames, aspiradores de pó, fechaduras e sistemas de iluminação inteligentes residenciais. Smart TVs, caixas de som com Wi-Fi e Bluetooth, além de aparelhos de streaming, também aparecem na lista.

Outro estudo do Instituto das Nações Unidas para a Formação e Investigação (Unitar) e membros do fórum europeu de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (WEEE, na sigla em inglês) de seis países revelou que é provável que cada casa europeia tenha em média 74 equipamentos elétricos, dos quais 13 estão fora de uso e quatro estão avariados.

O mesmo estudo não engloba o Brasil, mas em um recorte apenas de dispositivos digitais em uso, entre smartphones, notebooks, tablets e computadores, há o registro de 502 milhões em 2025, o que representa cerca de 2,4 aparelhos por habitante.

Reduza o lixo eletrônico com práticas sustentáveis

A crescente dependência de dispositivos eletrônicos, como demonstrado pelo alto número de aparelhos por domicílio e habitante, impõe um desafio crucial à sustentabilidade: a gestão do lixo eletrônico (e-lixo).

Para o Sescap-PR, a redução dessa geração de resíduos começa com a adoção de práticas conscientes tanto em casa quanto nas empresas e, para estimular essas práticas sustentáveis criou a campanha Sescap-PR + Verde.

Para minimizar a geração de resíduos eletrônicos em seu ambiente profissional, priorize a longevidade dos equipamentos com manutenção preventiva, opte por modelos modulares que permitam upgrades de peças (como memória ou armazenamento) em vez da troca completa do aparelho, e adote soluções de armazenamento em nuvem para reduzir a necessidade de múltiplos hardwares.

No ambiente doméstico, o princípio é semelhante: estenda a vida útil de smartphones e notebooks com cuidados básicos, procure consertar em vez de substituir, e, ao comprar, escolha produtos duráveis, de marcas com programas de logística reversa transparentes, garantindo que a destinação final seja ambientalmente correta e evitando que o seu antigo eletrônico se torne um problema ambiental.

São pequenas ações que trazem grandes resultados.

 

Compartilhe!

Receba as novidades do SESCAP-PR

    Siga-nos no Instagram

    Clique aqui e veja nosso perfil
    Seja um associado | SESCAP-PR

    Seja um associado

    Torne-se um associado do SESCAP-PR
    e aproveite inúmeros benefícios e serviços.

    Quero ser um associado