Sescap-PR + Verde: Adote a moda sustentável

Notícia publicada em 12/05/2025

Moda circular é uma das tendências e apostas para diminuir o impacto da indústria

O Brasil segue crescendo em ritmo acelerado. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2041, atingiremos o ápice do crescimento populacional e chegaremos a mais de 220 mil habitantes. Se aumenta esse número, aumenta também a geração de resíduos e a moda é uma das indústrias que mais impacta o planeta neste sentido.

Cerca de 4 milhões de toneladas de resíduos têxteis são descartados a cada ano pelos domicílios brasileiros. Só no ano passado, cada residência do país descartou em torno de 44 quilos de roupas e calçados. Os dados são da consultoria internacional S2F Partners, um hub de inteligência especializada em gestão de resíduos e economia circular.

Segundo dados do Sebrae, cerca de 136 mil toneladas de roupas tem como destino aterros sanitários e lixões.

O problema é grave. Tecidos sintéticos levam de 100 a 300 anos para se decompor e o poliéster leva até 400 anos. As roupas de algodão demoram entre 10 e 20 anos para se decompor.

Todo esse material pode ter um destino mais nobre que os aterros e os lixões.

Números da moda circular

De acordo com o relatório A New Textiles Economy, Redesigning Fashion Future, da Fundação MacArthur, o setor têxtil produz 1,2 bilhão de toneladas anuais de gases do efeito estufa, o que significa mais do que todos os voos internacionais e de transporte marítimo juntos. Quando lavadas, algumas peças de roupa libertam microfibras de plástico, que somam meio milhão de toneladas todos os anos lançadas em cursos de água.

Esses são só alguns números ligados ao modelo fast fashion. E é por isso que a moda circular vem ganhando cada vez mais adeptos, com um nível de consumo mais consciente e sustentável. Não é mais sinônimo apenas de economia, mas de responsabilidade ambiental.

Marcas sustentáveis

Com um viés sustentável, surgem muitas empresas e lojas que comercializam peças second hand, ou seja, de segunda mão. E isso não significa que são roupas velhas. Pelo contrário! Há muita qualidade e originalidade nesse tipo de produto.

Além de brechós e bazares espalhados nas cidades, algumas marcas atendem de forma virtual e são case de sucesso, inclusive.

Um deles é uma plataforma de venda de itens, inclusive roupas usadas, o Enjoei. (www.enjoei.com.br). Outro é o Repassa (www.repassa.com.br), um brechó online que comercializa e envia roupas e calçados em todo o País.

Sescap-PR + Verde

Como forma de estimular práticas sustentáveis dentro e fora das empresas de serviços, o Sescap-PR lançou a campanha Sescap-PR + Verde. Além de ações internas da entidade, divulga conteúdo e dicas para que a sustentabilidade seja uma realidade. “Acreditamos no poder da informação e em atitudes simples que impactam na rotina das empresas, mas que também são levadas para dentro de nossas casas. Não existe um plano B. Precisamos cuidar de nosso planeta com urgência”, destaca o presidente Michel Lopes.

 

Compartilhe!

Receba as novidades do SESCAP-PR

    Siga-nos no Instagram

    Clique aqui e veja nosso perfil
    Seja um associado | SESCAP-PR

    Seja um associado

    Torne-se um associado do SESCAP-PR
    e aproveite inúmeros benefícios e serviços.

    Quero ser um associado