O SESCAP-PR realizou o curso “Escrituração Contábil Fiscal 2016” em Umuarama, nesta segunda-feira, 9, no auditório da Associação Comercial e Industrial e em Cianorte, na terça-feira, 10, no auditório da Associação Comercial (ACIC).

O instrutor do curso e consultor Rômulo Albuquerque Silva ressaltou que a ECF é uma obrigação complexa e que o objetivo da capacitação é relembrar alguns aspectos importantes sobre o tema. Segundo ele, o principal cuidado que se deve ter é o de fazer a Escrituração Contábil Digital (ECD) com cautela, pois essas informações servem de base para a elaboração da ECF. “Dentro do programa da ECF, você recupera os dados da ECD transmitida para gerar a ECF”, explicou.

 Rômulo salientou que um dos principais erros dos profissionais da área é manipular as informações. “Imaginar como a Receita vai cruzar e querer manipular a informação, é um dos maiores equívocos.” A multa pode variar de R$ 250 a R$ 5 milhões.

 A contadora Idalina Guerini destacou a metodologia do instrutor como um dos diferenciais do curso. “O palestrante é bem dinâmico e isso contribuiu para compreender os conteúdos passados”, disse. (Sodré Júnior)