Precificação dos Serviços Contábeis foi o tema do workshop promovido pelo SESCAP-PR nesta quarta-feira, dia 07, em Umuarama. O evento aconteceu no auditório do Sebrae e foi ministrado pelos membros da Comissão de Precificação de Serviços Contábeis (COPSEC), Miriam da Silva Braz e Fernando Braz.

O tema está sendo apresentado a empresários de todas as regionais do SESCAP-PR: nesa quarta, 7, foi realizado também em Pato Branco e quinta-feira, 8, em Francisco Beltrão. No próximo dia 14 estará em Guarapuava, dia 15 em Arapongas e dia 22 em Foz do Iguaçu.

No encontro os palestrantes apresentaram a metodologia de precificação desenvolvida pela COPSEC e as ferramentas disponíveis para ajudar os empresários contábeis na gestão do seu negócio. “A partir do momento que você tem as informações é possível gerenciar esses dados. Isso vai gerar um ganho tanto de qualidade de serviço quanto de um honorário mais correto e justo”, aponta Fernando.

Segundo Miriam Braz é importante que o empresário contábil reflita sobre o assunto. Na sua avaliação não existe mais parâmetro para precificação que não seja calcular o número de horas disponibilizadas para o cliente. “A gente sabe que não é simples mudar de modelo de precificação. Principalmente porque envolve a renegociação dos honorários. Mas, é importante que o empresário comece a pensar diferente sobre o assunto”, avalia.

Criada por especialista

Para o empresário contábil Anselmo Luiz Pedrangelo, pensar o assunto gera melhorias para a classe contábil. “Eu não conhecia a metodologia, mas achei muito interessante, porque ela foi desenvolvida por empresários contábeis, que conhecem a nossa realidade”, relata.

 Na avaliação do empresário contábil Edmar Miniacci, o trabalho desenvolvido pela COPSEC preenche uma lacuna no setor de gestão das empresas contábeis. “O segmento dos escritórios de contabilidade é muito carente de ferramentas para gestão da empresa, principalmente no que diz respeito a indicadores”, acredita.

 O evento caiu como uma luva para os contadores João Antonio Felitto e Maiza Fernandes. Recém-formados, os dois estão abrindo o seu escritório de contabilidade e por isso tinham muito interesse pelo tema. “Acredito que tudo que a gente viu hoje vai ajudar bastante. Infelizmente muitos empresários ainda veem o contador como um mal necessário. Por isso é importante ter ferramentas pra explicar pra ele que o nosso trabalho vale aquilo que está sendo cobrado”, disse Felitto.

 Para mais informações clique aqui

 Sobre a Copsec

O SESCAP-PR discute o tema de precificação de serviços contábeis desde o ano de 2010, quando criou a COPSEC. O grupo tem a função de desenvolver, aperfeiçoar e difundir uma metodologia própria para cálculo e precificação de serviços contábeis, além de gerar informações para gestão da empresa contábil.

 Confira a programação de Cursos do SESCAP-PR