O SESCAP-PR promoveu nesta quarta-feira, dia, 4, o sétimo encontro do Programa de Formação em Consultoria para Empresários Contábeis, Contabilistas, Profissionais Liberarais e de Serviços (FORCEC) em Campo Mourão. No treinamento, realizado no auditório da Faculdade Integrado, foi discutido o tema “Recursos Humanos”. 

Para o instrutor do módulo, o economista Gesiel Caldas Cabral, o maior patrimônio das organizações são as pessoas. Segundo Cabral, a forma como as empresas desenvolvem e capacitam os seus colaboradores é fundamental para o sucesso ou fracasso do negócio. “Hoje, o principal fator que faz uma empresa se tornar competitiva dentro do mercado são as pessoas”, afirmou. 

De acordo com Cabral, o setor de RH tem dois desafios principais. O primeiro é buscar um talento no mercado e o segundo é manter esse talento dentro da organização. “O FORCEC vai preparar o consultor para atender essa demanda das empresas”, destacou. 

As aulas da capacitação são predominantemente práticas. “Após uma breve apresentação teórica nós já colocamos os alunos para trabalhar. Como eles já estão atuando em empresas, fazemos exercícios práticos utilizando essas empresas como case”, disse. 

No próximo encontro, que acontece no dia 08 de novembro, será concluído módulo de RH. “Vamos falar sobre comunicação interna, clima organizacional e também analisar os pareceres técnicos das consultorias que os participantes estão fazendo nas empresas”, explicou Cabral.

Autor: Sodré Junior.