O SESCAP-PR, o Projeto Florir Toledo, Ecoclube e Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) realizaram nos dias 21 e 22 de setembro, na Sede da Secretaria do Meio Ambiente de Toledo a campanha “Eco Tech – Tecnologia e Juventude Protegendo o Meio Ambiente”.

Todo o material arrecadado foi doado à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Toledo, entidade que congrega mais de 20 trabalhadores que recebem, separam e revendem boa parte dos recicláveis de Toledo. No total foram arrecadadas 14 toneladas em equipamentos.

Para o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, ações como esta são importantes para incentivar a população a reciclar e dar o destino correto dos materiais. Segundo ele, assim que o EcoPonto estiver pronto – daqui quatro meses – a população saberá utilizar o espaço para descartar os materiais inservíveis. “Cria-se o hábito de separar e levar para um local certo, e não jogar em lotes ou em beiras de rios e ruas. Isso é querer que a cidade seja bem cuidada e que tenhamos mais qualidade de vida”.

O promotor de Justiça, Giovani Ferri, também acompanhou o início dos trabalhos e elogiou a ação. “Fico feliz em ver o envolvimento dos jovens nesta ação que retornará em um grande ganho ambiental”.

Para o representante do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (SESCAP-PR), Alceu Dal Bosco, a participação da população foi muito positiva. “Já realizamos uma ação semelhante e recolhemos muitas toneladas de material. Esperávamos superar esta quantidade e de fato aconteceu. O resultado foi o recolhimento de 14 toneladas de lixo eletrônico”.

Alceu lembra que o SESCAP-PR já realizou uma campanha semelhante no ano passado, com resultados “excelentes” e lembrou que a presença do sindicato é uma das propostas do programa “SESCAP-PR EM AÇÃO”.

UNIÃO

O evento foi organizado pelo Sescap-PR, Ecoclube de Toledo, do Projeto Florir Toledo e da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit). Todo o trabalho está sendo apoiado pelos grupos de jovens do Rotaract Club, Interact Club, Assembleia Flores de Acácia, Capítulo Toledo 256 da Ordem Demolay para o Brasil, Escoteiros e Secretaria Municipal do Meio Ambiente. (Jornalista Reponsável: Márcio Pimentel)