O SESCAP-PR promoveu nesta quarta-feira, dia 17, o curso “Obrigações Acessórias - Atualização DIMOB, DMED, DIRF, EFD-REINF E DME”, em Maringá. O treinamento aconteceu no auditório do CRC-PR e foi ministrado pelo advogado e contabilista Gabriel Alexandre Villena. 

Segundo o instrutor, são várias as mudanças nas obrigações para este ano e os escritórios já estão preocupados. “As mudanças estão relacionadas à EFD-REINF e à DME que deverão ser entregues em arquivo XML. Uma estrutura de layout totalmente distinta do que já estávamos acostumados. São mudanças que vão impactar muito na rotina dos escritórios de contabilidade”, explicou. 

A contadora Angélica Dias concorda com o instrutor. Segundo ela, várias informações que antes eram inseridas manualmente, agora deveram ser inseridas no sistema. “Vamos ter que criar um método para englobar todas essas informações. Ainda estamos nos adaptando”, relatou. 

Villena também salientou que como são mudanças que ocorrerão entre maio e novembro, não dá para deixar para se atualizar na última hora. “Não vai ser possível preencher como o pessoal está acostumado. Será transmitido em arquivo XML e para preparar esse arquivo, essas informações necessariamente deverão ser extraídas do sistema de contabilidade”, disse. 

Para o contador, as mudanças vão impactar também os empresários que deverão entregar os documentos bem antes do prazo. É por isso que o escritório onde o gerente contábil Emerson Jesus trabalha já programou uma reunião de planejamento. “Precisamos informar os cliente o mais rápido possível. O prazo para a entrega de algumas declarações está se aproximando e precisamos que todos os documentos sejam entregues antes”, afirmou. (por Sodré Junior)

Este curso foi realizado em outras regionais do SESCAP-PR, confira na Galeria de Imagens.