Principais Notícias

SESCAP-PR recolherá lixo eletrônico neste sábado

Publicado em 20/10/2017

Materiais poderão ser entregues na Praça Santos Andrade das 9h às 17h

O SESCAP-PR realiza mais uma edição da campanha de recolhimento de Lixo Eletrônico (E-Lixo) em Curitiba. Será no próximo sábado, dia 21 de outubro, na Praça Santos Andrade. O objetivo da campanha é dar uma destinação correta, sem agredir o meio ambiente, a todo resíduo proveniente de equipamentos eletroeletrônicos.

Esta iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e tem apoio do Instituto Lixo Zero Brasil e do SECOVI (Sindicato da Habitação e Condomínios). A campanha surgiu em 2011 para atender a demanda das empresas representadas pelo SESCAP-PR, que são grandes geradoras de lixo eletrônico e, com a forte adesão da população passou a ser realizada em praça pública. Desde 2011, quando ocorreu a primeira edição da campanha do SESCAP-PR, foram recolhidos 422.534 quilos de materiais recicláveis nas cidades de Arapongas, Curitiba, Guarapuava, Maringá, Paiçandu, Toledo, Umuarama e Sabáudia.

O que descartar?

Todo material proveniente de equipamentos eletroeletrônicos: computadores; monitores; impressoras; rádios e equipamentos de som; aparelhos de telefone e celulares; aparelhos de fax; televisores; câmeras fotográficas, entre outros.

O que NÃO descartar

A campanha NÃO recolhe lixo hospitalar, pilhas e lâmpadas, cujo manuseio demanda cuidados especiais.

Risco à saúde

Os eletroeletrônicos contêm produtos químicos altamente tóxicos, como chumbo, mercúrio, cádmio e berílio que em contato com o solo contaminam o lençol freático, e quando queimados poluem o ar, além de colocar em risco a saúde dos catadores de lixo. (Assessoria de Comunicação do SESCAP-PR)

  

 

s
  • Siga o SESCAP-PR
  Destaques