Principais Notícias

SESCAP-PR promove curso sobre reforma trabalhista em Maringá e Arapongas

Publicado em 23/11/2017

No dia 11 de novembro entrou em vigor a reforma trabalhista. A nova legislação promoveu a maior alteração da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) desde sua criação em 1943. Para atualizar os profissionais sobre o assunto o SESCAP-PR promoveu nesta semana o curso “Atualização Trabalhista de acordo com Lei 13.467/17”. Em Arapongas, o treinamento aconteceu na segunda-feira, dia 20, no auditório do Sindicato das Indústrias de Móveis (Sima). Em Maringá, na terça-feira, dia 21, no auditório do CRC-PR.

O instrutor do curso, o advogado Emerson Lemes, explicou que foram alterados mais de 100 artigos da CLT e em muitos pontos houve mudanças significativas. “São novas formas de contratação, como o contrato de trabalho intermitente, novas formas de rescisão de contrato e várias mudanças na parte judicial”, disse.

Segundo Lemes, com as mudanças é importante que os profissionais tenham atenção na hora da elaboração de contrato de trabalho. “Agora o contrato vai ter que trazer mais detalhes do que antes: especificar funções, atividades, e uma série de outros pontos”, afirmou.

A encarregada de departamento fiscal Fabiana Andrea Ferreira Alves já vem estudando o assunto, mas afirmou que o curso trouxe uma série de conhecimentos novos. “Sobre a Previdência Social e a base de cálculo, por exemplo, são mudanças que eu não tinha conhecimento”, explicou.

A auxiliar de Recursos Humanos Bruna Oliveira da Silva também já vem se atualizando sobre o tema e aproveitou o treinamento para sanar todas as suas dúvidas. “Trouxe várias dúvidas e conseguir sanar todas. As principais eram sobre férias, rescisão de contrato e contribuição ao INSS”, disse.

Já a auxiliar de Departamento de Pessoal Edna Regina de Souza destacou o fato do curso já contemplar as mudanças trazidas pela a Medida Provisória 808. “Eu já tinha ouvido falar dela, mas não consegui estudar. Com o curso, entendi melhor quais são essas mudanças”, relatou. (por Sodré Júnior)
s
  • Siga o SESCAP-PR
  Destaques