Principais Notícias

SESCAP-PR prepara profissionais para chegada do eSocial

Publicado em 25/09/2017

Faltando pouco mais de três meses para entrar em vigor Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), apenas 4,4% das empresas estão aptas para operá-lo, conforme apontam estudos da Fenacon. O levantamento revelou, ainda, que quase metade das pequenas empresas nem sequer começou a se preparar para o novo sistema.

Com o intuito de preparar os profissionais para o início da obrigatoriedade, o SESCAP-PR promoveu nesta semana o curso “eSocial - Implantação e Novas Obrigatoriedades”. A capacitação aconteceu em Cianorte e Umuarama no dia 19, em Paranavaí e Campo Mourão no dia 20, e em Maringá e Arapongas no dia 21.

O instrutor do treinamento, o advogado Andres Beserra Jimenez, mostrou preocupação com a falta de preparação das empresas. “Muitos empresários acreditam que o eSocial será prorrogado novamente e por isso não têm se preparado. E quando entrar em vigor essas empresas vão se adequar à força, porque vão começar a ser notificadas e a receber multas até conseguirem se adaptar ao sistema”, disse.

Ele destacou ainda que o sistema é complexo e por isso é importante que as empresas começam a preparação o quanto antes. “O eSocial vai exigir uma mudança cultural por parte das empresas. Diversos processos internos precisam ser revistos para que os prazos sejam cumpridos. Então aquele que deixar pra ultima hora é o que vai sofrer mais”, afirmou.

 Para a contadora Rose Cristina Adriano Vieira, de Umuarama, a mudança de cultura por parte das empresas será o principal obstáculo enfrentado pelas profissionais da Contabilidade. “Muita coisa errada que as empresas fazem hoje não será mais possível quando o eSocial estiver funcionando. O registro retroativo de um funcionário, por exemplo. É errado mas é comum esse tipo de situação. Com eSocial isso vai acabar”, destacou.

 A encarregada de departamento pessoal Cristiane Oliveira Colombo, de Maringá, está se preparando há algum tempo e procurou o curso para esclarecer as suas dúvidas. “Acredito que não vai mais adiar o prazo então precisamos estar preparados para o quando o sistema entrar em vigor”, relatou. (Sodré Júnior)

s
  • Siga o SESCAP-PR
  Destaques