A diretora regional do SESCAP-PR em Maringá, Miriam da Silva Braz, participou na última quinta (29), da reunião da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Norte e Noroeste do Paraná (Cacinor). O evento aconteceu na Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional (Feitep), e reuniu lideranças e executivos das associações comerciais e empresarias do norte e noroeste do estado.

Durante o encontro, Miriam, que já foi diretora da Cacinor, falou sobre a prorrogação do prazo para o contribuinte deduzir as doações efetuadas às entidades assistenciais ligadas ao Fundo para Infância e Adolescência (FIA). Ela também apresentou a campanha "Declare Certo! Declare com o Coração". A ação organizada pelo SESCAP-PR, além de instruir o contribuinte sobre o preenchimento correto da declaração do IR, também busca sensibilizar a população, para que destinem parte do imposto devido aos Fundos. A campanha ocorrerá no dia 13 de abril, em praças públicas das cidades onde o SESCAP-PR possui escritórios regionais.

A diretora regional aproveitou a ocasião para incentivar os empresários e lideranças a procurarem o Conselho Municipal das suas cidades e obterem mais informações sobre a destinação. "Precisamos nos envolver nesse trabalho para que o recurso fique nos municípios", incentivou.

Repasse ao FIA

Um das alterações na declaração do Imposto de Renda 2012 é a possibilidade do contribuinte deduzir as doações efetuadas entre 1.º de janeiro e 30 de abril deste ano para entidades assistenciais ligadas ao Fundo para Infância e Adolescência (FIA). Nos anos anteriores, só era possível deduzir o recurso até dezembro do ano antecedente ao exercício.

O limite do repasse, desde que devidamente comprovado, é de até 3% do imposto de renda devido, relativo ao ano-base de 2011 (para destinações entre 01/01/2012 a 30/04/2012), desde que o valor não ultrapasse o limite de 6% das destinações efetuadas para a declaração de Imposto de Renda 2012, ano-calendário 2011.   (Por: Sodré Junior)