O SESCAP-PR concluiu nesta segunda-feira, dia 04, o módulo de Marketing do FORCEC (Formação em Consultoria), em Campo Mourão. O treinamento, realizado no auditório da Faculdade Integrado, foi ministrado consultora Sandra Maria Hauagge Von Lisingen. 

Um dos assuntos trabalhados no encontro foi a importância do cuidado com o espaço físico da empresa. “Eles receberam orientações sobre quais são os espaços internos e externos de uma loja, e quais os fatores que devem ser observados no layout de cada um desses ambientes”, afirmou. 

Para fixar o conteúdo a instrutora aplicou um exercício prático. Os futuros consultores receberam o croqui de uma empresa de varejo, e um checklist dos itens que deveria ter na loja. Com essas informações eles precisavam montar o layout da loja. “É um exercício interessante para a formação deles como consultores, porque hoje 80% da demanda por consultoria vêm do comércio varejista”, explicou. 

Para o implantador de sistemas Eduardo Pedrolo os exercícios deixam mais claro como devem ser aplicados os conteúdos aprendidos no treinamento. “A dinâmica facilita e fica mais fácil oferecer as ferramentas corretas e um trabalho mais profundo sobre o assunto”, disse. 

Ao longo da programação também foram discutidos assuntos como: política de relacionamento com o cliente; preservação da marca; identidade visual; vendas online; importância da inovação; cliente oculto; formas de incentivo ao colaborador; entre outros.(Sodré Junior).