O Governo do Paraná, em parceria com o Sebrae e a Prefeitura de Maringá, promove, na próxima terça-feira (12), seminário para incentivar negócios entre micro e pequenos empresários e a internacionalização e integração das empresas. O encontro deve reunir empreendedores da região Noroeste. As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser feitas pelos sites www.seim.pr.gov.br e www.sebraepr.com.br.

 O secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, lembra que o Paraná é considerado o melhor estado para os micro e pequenos empresários. “Aqui há apoio e estímulo para negócios, com política tributária justa e suporte do Governo do Estado”, afirmou Barros.

 PALESTRAS - O evento no campus da UniCesumar começa às 9h e será divido em duas partes. Na parte da manhã, serão dadas palestras e orientações sobre como iniciar ou ampliar as vendas para o exterior. À tarde, sessão de negócios vai facilitar parcerias e o intercâmbio comercial e tecnológico entre os empreendedores.

 “É o primeiro evento desse modelo que realizamos no Paraná. A ideia é que possamos organizar edições em outras regiões”, adianta Barros. O Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná é um dos organizadores do seminário.

 A sessão de negócios será organizada em reuniões comerciais, em que compradores e vendedores apresentam seus produtos e serviços, identificando a captação de novos fornecedores, compradores e parceiros, troca de informações, acesso a novas tecnologias e aumento de volume de vendas.

 PROGRAMAÇÃO

 9h – Palestra: “Internacionalização de pequenas empresas: um atalho para o desenvolvimento”, com o membro do Harvard Business School Startup Club, Allan Costa

 10h – Palestra: “O Papel das Comerciais Importadoras e Exportadoras”, ministrada pelo Gestor do Programa Brasil Trade de Apex Brasil, Mauricio Manfre

 10h40 – Palestra: “O Guia de Instrumentos de Apoio ao Desenvolvimento Produtivo”, com Paulo Assunção, técnico NS Senior Projetos da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI)

 11h - Apresentação da Sessão de Negócios com o coordenador de Acesso a Mercados – Unidade de Inovação e Competitividade do Sebrae/PR, Marcos Junitsi Uda

 14h às 17 horas – Sessão de Negócios

 Mais informações na Secretaria da Indústria e Comércio, com Roberto Campana no telefone (41) 3351 - 7668 e na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico pelo telefone (44) 3221-1295 (Cássia)

 Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em:

 http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br