Evento levou soluções empresariais que auxiliam na sustentabilidade dos negócios formalizados e realizou orientações para formalização de novos empreendedores

A quarta edição da Semana do Empreendedor Individual, realizada de 2 a 6 julho pelo Sebrae/PR, com o apoio de parceiros locais em 19 cidades do Sudoeste do Paraná, registrou mais de 600 atendimentos até esta quinta-feira, dia 5. Em Pato Branco, o diretor de Gestão e Produção do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta; o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (SESCAP-PR), Mauro Cesar Kalinke; e o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Pato Branco e Região (Siconp), Paulo Bebber, estiveram na praça Presidente Vargas, acompanhando os trabalhos.

O evento realizado em praças públicas, associações comerciais, prefeituras, pontos de atendimento e salas do empreendedor trouxe soluções empresariais que auxiliam na sustentabilidade dos negócios formalizados, além de orientar a formalização de novos empreendedores. Além dos municípios do sudoeste paranaense, outras 80 cidades do Estado também estão com programação.

“A Semana do Empreendedor Individual tem esse diferencial de não só orientar para a formalização, como também auxiliar quem já está formalizado. Para isso, o Sebrae disponibiliza várias soluções aos empreendedores nos locais do evento. Mas, vale lembrar que esses programas estão à disposição de empreendedores individuais e de empresários de micro e pequenas empresas todos os dias aqui no Sudoeste, nos pontos de atendimentos, salas do empreendedor, nos escritórios de Pato Branco e Francisco Beltrão”, comenta Tioqueta.

Sobre as atividades na região, o diretor do Sebrae/PR acredita que a Semana do Empreendedor Individual atendeu seus objetivos, com apoio dos parceiros, levando modelos de gestão e informação para fortalecer os empreendedores individuais. “Não queremos só ajudar a sair da informalidade, queremos apoiar o desenvolvimento desses empreendedores que passaram a ter a cidadania empresarial com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e podem crescer, chegando a uma microempresa e assim por diante. Fortalecidos, os empreendedores têm uma participação ainda mais forte na economia dos municípios”, destaca Tioqueta.

Para Mauro Kalinke, presidente do SESCAP-PR, ações como as realizadas nesta semana são importantes para o desenvolvimento e fortalecimento dos municípios. “Muitos que trabalham na informalidade têm mais uma oportunidade para esclarecer suas dúvidas e assim tornarem-se empreendedores individuais, que são aquelas pessoas que trabalham por conta própria e podem ser pequenos empresários com a nova figura jurídica”, aponta.

Mauro Kalinke enfatiza que a realização Semana do Empreendedor Individual é fundamental para toda região. “Parceria com esta que o Sescap tem com o Sebrae é de grande valia, pois são duas entidades que buscam o desenvolvimento e fortalecimento não somente da classe que representam, mas de toda a sociedade de um modo geral” completa.

Durante a Semana do Empreendedor Individual foram realizados atendimentos gratuitos para o esclarecimento de dúvidas dos empreendedores individuais já constituídos, por meio de consultorias nas áreas de Finanças, Marketing e Vendas e, ainda, palestras sobre temas que vão desde a gestão de negócios à orientação tributária.

Parcerias de sucesso

A iniciativa do Sebrae Nacional em todo o Brasil, além dos 19 municípios do Sudoeste, foi realizada em cerca de 100 cidades do Estado. E, na região, teve um caso peculiar na fronteira entre o Paraná e Santa Catarina e Argentina.

Em Barracão, no Paraná, e Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina, a movimentação reuniu empreendedores individuais, entidades e municípios de dois estados. Prefeituras, Sebrae/PR, Sebrae/SC e a Associação Comercial e Agroindustrial (Ascoagrin), que compreende os municípios de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul, realizaram um evento em conjunto.

“Estamos satisfeitos com os resultados na região sudoeste, que tem hoje cerca de 7 mil empreendedores individuais formalizados. As parcerias regionais, as entidades que nos apoiaram, a participação dos empreendedores, tudo rumou para termos um sucesso nesta semana e a fronteira é um exemplo deste trabalho”, analisa o gerente regional do Sebrae/PR no sudoeste do Estado, Joailson Agostinho.

A 4ª Semana do Empreendedor Individual foi realizada simultaneamente em Pato Branco, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Barracão, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Capanema, Chopinzinho, Clevelândia, Cruzeiro do Iguaçu, Itapejara D´Oeste, Mangueirinha, Mariópolis, Palmas, Realeza, Santo Antonio do Sudoeste, São João, São Jorge D´Oeste e Vitorino.

Fonte: Assessoria de Imprensa SEBRAE/PR