O Grupo de estudos da última quinta-feira, 18, foi um pouco diferente, pois além dos associados ao SESCAP-PR, estiveram presentes no encontro três representantes do SICOOB. O objetivo era apresentar a mais nova parceria feita pelas duas entidades: o Seguro de Responsabilidade Civil.

O prestador/fornecedor de serviço, no caso o Seguro de Responsabilidade Civil, é quem vai responder pela reparação de possíveis danos causados aos clientes dos profissionais contabilistas ou escritórios de contabilidade, se tiverem o Seguro.

Segundo Amauri Nascimento, essa proposta de parceria foi muito bem estudada e direcionada aos contabilistas associados ao SESCAP-PR, por isso é um investimento que vale a pena. “Temos que parabenizar quem tomou essa iniciativa”, completou Edvino Borkenhagen.

Outro tema do encontro foi a obrigatoriedade da emissão da Nota Fiscal Eletrônica, que será fiscalizada com muito rigor e evitará sonegações em todo o país, a partir da exigência por lei. Então, Nita Busanello e Nair Milhorança sugeriram que o SESCAP-PR promovesse mais um curso de escrita fiscal na prática, para qualificar os empresários nessa questão.

Já Eunice M. Borkenhagen propôs que a Receita Federal fizesse um comunicado oficial aos contadores sobre as exigências da nota fiscal eletrônica, e assim pudessem repassá-lo aos clientes e evitar possíveis equívocos.

A Medida Provisória 540/11 referente à isenção do INSS das empresas de Tecnologia da Informação, Indústria e Comunicação também foi discutida pelo grupo, e houve controvérsias se essa ação é realmente um benefício ou forma de o governo lucrar mais.

Para fechar as discussões, Amauri lembrou a todos que o SESCAP-PR está fazendo certificações digitais junto aos escritórios para agregar serviços aos mesmos, já que para associados em dia, são cobradas apenas despesas com o deslocamento do agente de registro até o local da certificação.

E, além disso, como ressaltou Vitorio Sikora, em outras entidades certificadoras também é possível fazer o procedimento, às vezes até por um preço menor, mas, o suporte e a orientação fornecidos pelo SESCAP-PR são o diferencial. Além do que os resultados são aplicados na manutenção da entidade, como por exemplo no pagamento dos colaboradores, novos cursos e treinamentos, retornando aos associados em forma de benefícios.