Na manhã desta segunda-feira, dia 19, foi realizada reunião no escritório regional do SESCAP-PR em Cascavel com objetivo de fomentar a arrecadação ao FIA municipal na cidade. O repasse, que antes ocorria até o dia 31 de dezembro de cada ano, agora pode ser feito no ato da declaração do imposto de renda (até 30 de abril). A mudança foi possível graças à aprovação da Lei nº 12.594/2012, que institui a possibilidade de destinação de 3% do imposto devido das pessoas físicas.

Participaram do encontro o diretor do escritório regional do SESCAP-PR em Cascavel, Michel Vitor Alves Lopes, o presidente do Sincovel, Rafael Antonio de Lorenzo e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Cascavel, Pedro Martendal de Araújo.

Na oportunidade, o diretor regional do SESCAP-PR convidou as duas entidades para participarem da tradicional Campanha Declare Certo!, que será realizada pelo SESCAP-PR no dia 13 de abril em diversas cidades do Estado. Em Cascavel, ocorrerá em frente à catedral, ao lado da Boca Maldita. Neste ano, a campanha terá como tema o "Declare com o Coração", pois além de ensinar a declarar, os voluntários vão orientar o contribuinte a fazer o repasse de parte do seu imposto de renda (devido) ao Fundo para a Infância e Adolescência e aos Fundos Municipais, Estaduais e Nacional do Idoso.

O diretor do SESCAP-PR em Cascavel, Michel Vitor Alves Lopes, contou que a regional está atuando fortemente na campanha com o intuito de conscientizar toda a população e, principalmente, toda a classe contábil cascavelense para que façam a sua parte. “O objetivo é contribuir para a inserção das crianças na sociedade, dando-lhes educação, bem-estar e cidadania”, afirmou, lembrando que “além do bem que fazemos as crianças, estaremos auxiliando para que as entidades do nosso município sejam beneficiadas pelo FIA, aplicando o valor arrecadado na economia local, beneficiando micro e pequenos empresários de Cascavel", disse.

Ao finalizar a reunião, o diretor do SESCAP-PR colocou a regional à disposição de toda a classe contábil de Cascavel e região para dirimir dúvidas sobre como doar ao FIA. Ele também fez uma alerta aos empresários contábeis. “A campanha para destinação ao FIA está em nossas mãos. É uma oportunidade única para conscientizarmos os clientes a ajudar o próximo. Juntos, tenho certeza que podemos melhorar a vida de muitas crianças", concluiu.