O SESCAP-PR promoveu nesta semana curso sobre retenções tributárias. Em Umuarama, o evento ocorreu na última segunda-feira, dia 15, no auditório da Associação Comercial e Industrial (ACIU). Já em Cianorte, foi realizado na terça-feira, dia 16, no auditório da Associação Comercial (ACIC). O objetivo do curso foi demonstrar aos participantes como efetuar corretamente as retenções, em atenção à legislação tributária.

A capacitação foi ministrada pelo advogado Diego Bisi Almada. O palestrante explicou que o curso traz novidades que impactam a rotina tributária. “No meio do ano passado, ocorreu uma atualização no formato de retenções do PIS, Cofins e Contribuição Sobre o Lucro Liquído (CSLL) com relação ao prazo de recolhimento e o valor de dispensa de retenção”, exemplificou. 

Além desses temas, foram abordadas a retenção de impostos e um tópico sobre desoneração na folha de pagamento. O objetivo foi orientar a respeito da nova contribuição previdenciária sobre a receita bruta, bem como os impactos gerados na retenção da fonte.  (Por Sodré Junior)