Principais Notícias

SESCAP-PR lança campanha de incentivo ao FIA em Guarapuava

Publicado em 07/12/2017

Evento sobre repasse do FIA em guarapuava

Contribuintes podem repassar parte do Imposto de Renda devido a projetos sociais em seus municípios

O escritório regional do SESCAP-PR, em Guarapuava, promoveu nesta quarta-feira (06), no Kuster Hotel, um encontro com empresários, representantes de órgãos públicos e entidades parceiras para o lançamento da campanha de incentivo às doações ao Fundo Municipal para a Infância e Adolescência (FIA).  O objetivo do evento foi conscientizar os presentes e toda a sociedade a destinar parte do imposto devido aos programas e projetos de atenção à criança e ao adolescente.

A diretora da regional, Eva Schran, recepcionou os presentes e explicou em sua palestra os detalhes para fazer a destinação e sua importância para os projetos sociais. De acordo com ela, o repasse ao Fundo evita que os recursos do IR sigam pelo moroso processo da burocracia, em Brasília, até retornar ao município. “Quem faz o repasse pode acompanhar o percurso do dinheiro aplicado em projetos no município. É uma forma de ajudar o próximo e contribuir para o desenvolvimento da comunidade”, explicou. O encontro também contou com apresentações do Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social do Município, Ari Marcos Bona, que falou sobre a importância do repasse; seguido da contadora do Instituto Assistencial João Paulo II e conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condica), Jessica Joice Zaliski, que fez uma breve apresentação sobre as atividades desenvolvidas pelas instituições que recebem esse repasse, além da representante da Associação Casa de Passagem e Apoio às Pessoas com Câncer e conselheira do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI).

Evento da Regional de Guarapuava do SESCAP-PR sobre repasse ao fia

Participação

Também participaram do encontro o presidente da Associação Comercial e industrial de Guarapuava (ACIG), Rudival Kasczu, a Secretária Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Priscila Schran, a conselheira do Condica e coordenadora do instituto de ação social renascer, Rita de Cássia Tossolini, o 1° secretário do Sindicato dos Contabilistas de Guarapuava (Sincopuava), Jones José Domingues da Sulva, a Presidente do Conselho da Mulher Executiva, Lara Sganzerla e o jornalista da TV Humaitá, Itamar Turco. 

O que é o Fundo

O Fundo para Infância e Adolescência (FIA) é um órgão técnico que tem como função normatizar, implantar e executar as políticas de garantias de direitos das crianças e adolescentes.Foi regulamentado pela Lei Federal 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA) e tem como objetivo captar e aplicar recursos destinados às ações de atendimento à criança e ao adolescente. A principal fonte de recursos destes Fundos são destinações do Imposto de Renda. É gerido pelos Conselhos (municipais e estaduais) dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Confira as entidades que podem receber o repasse ao FIA em Guarapuava:

1) Associação Beneficente das Senhoras de Entre Rios;

2) Associação Canaã de Proteção aos Menores;

3) Caritas Socialis;

4) Instituto Assistencial Dom Bosco;

5) Instituto de Ação Social João Paulo II;

6) Instituto de Ação Social Renascer;

7) Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais;

8) Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais;

9) Fundação de Proteção Especial a Infância e a Juventude. 

Confira a Galeria de Fotos do evento.

 

s
  • Siga o SESCAP-PR
  Destaques