A transmissão desses dados pode ser feita por meio de Certificado Digital do tipo A1 ou A3

A folha de pagamento digital, ou o eSocial, já está valendo desde janeiro de 2018 para mais de 14 mil empresas que possuem faturamento acima de R$ 78 milhões. Mas a partir de 1º de julho de 2018, todas as outras pessoas jurídicas, incluindo microempreendedores individuais (MEIs), também deverão fazer declarações relativas ao eSocial, com o uso do certificado digital. Ao todo, o sistema contemplará informações de mais de 40 milhões de trabalhadores e oito milhões de empresas.

A transmissão desses dados deve ser feita por meio do uso de certificado digital, do tipo A1 ou A3 (e-CPF ou e-CNPJ). A utilização do documento eletrônico na transmissão de dados garante a autenticidade das informações. O presidente do SESCAP-PR, Alceu Dal Bosco, alerta para a importância da validação do documento. “Vale lembrar que o certificado digital precisa estar válido e, para que a empresa não perca nenhum prazo, é preciso ficar atento especialmente à renovação do documento”, afirma.

Sobre o eSocial

Com o sistema, as obrigações trabalhistas estarão simplificadas e várias delas extintas, como é o caso do livro de registro de empregados, da Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT; a Relação Anual de Informações Sociais – Rais; as Informações à Previdência Social; o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged, a Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte – Dirf; a Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS, entre muitas outras.

Por outro lado, o processo exige o envio de dados mais frequente por parte dos contadores ou dos profissionais das empresas responsáveis pelo envio.

Confira o cronograma de implantação do eSocial

Serviço

O SESCAP-PR é Autoridade de Registro na emissão de certificados digitais desde 2007 e preza pela qualidade do serviço. Para isso, segue rigorosamente as normas do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), com controle de acessos nos ambientes de emissão de certificados, possui conceito máximo em auditorias anuais, atendimento personalizado e segurança dos processos.

Adquira ou renove já o seu certificado digital e-CPF ou e-CNPJ no SESCAP-PR. Acesse: www.sescap-pr.org.br/ariescap. Ou entre em contato com nossos agentes pelo telefone (41) 3222-8183 ou pelo e-mail contato@arsescap-pr.org.br.