A liberação do alvará de funcionamento comercial de forma simplificada, sem burocracia e em até 48 horas, sonho dos contadores de muitos municípios brasileiros, está se tornando realidade em Cascavel-PR. A Prefeitura Municipal lançou nesta terça-feira, dia 31 de agosto, o Alvará Fácil Online, uma plataforma digital que vai facilitar o trabalho dos contadores.

A partir de agora o escritório de contabilidade acessará a plataforma, digitará as informações necessárias para a abertura de uma empresa, sem a necessidade de deslocamento até a Prefeitura. Nesta plataforma há espaço para a inclusão de documentos digitais como Contrato Social, CNPJ, Laudo do Corpo de Bombeiro, Certificado de Conclusão de Obra (CVCO), consulta Prévia, entre outros, e, se toda a documentação estiver correta, a solicitação do alvará entra será encaminhada automaticamente às secretarias envolvidas. Se não houver novas exigências, o alvará para aquelas atividades sem risco ficará pronto em até 48 horas.

O vice-presidente do SESCAP-PR, Michel Lopes, afirma que esta é uma antiga reivindicação do SESCAP-PR e da classe contábil junto ao município. “Estamos há pelo menos três anos discutindo com a equipe da Prefeitura a implantação do alvará online. Pois o processo on-line simplificado é um grande avanço para o município”, disse Michel.

O diretor regional do SESCAP-PR em Cascavel, Diego Paim, que também participou do lançamento, destacou que entre a vantagens do novo processo está a redução do fluxo de papel, a redução da burocracia e a facilidade na montagem do processo.

Veja as fotos do lançamento