O Paraná tem um novo representante na Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon). O contador Moacir Carlos Baggio tomou posse em uma cerimônia realizada nesta quinta-feira, 13, durante o X Encontro Nacional da Mulher Contabilista, em Foz do Iguaçu.  Baggio é ex-presidente da Academia Paranaense de Ciências Contábeis e foi indicado em dezembro de 2014, em Brasília-DF. Ele assume a cadeira de número 78.

A pelerine (manto) foi colocada pela presidente da Abracicon, Maria Clara Cavalcante Bugarim, que exaltou a presença do paranaense na Academia. “Precisamos agregar inteligências, boa vontade e persistência para a consecução do nosso objetivo maior, que é democratizar o conhecimento das Ciências Contábeis. Temos que inspirar nossos profissionais a incorporar valor aos seus serviços e conquistar, sempre mais, prestígio e respeito da sociedade”, afirmou Maria Clara.

50 anos dedicados à contabilidade

Em seu discurso, Baggio enalteceu a presença das mulheres na área contábil. “As mulheres são dedicadas, detalhistas e aplicadas nas atividades contábeis e, hoje, representam 37% dos registros no CRCPR e 42% no universo nacional, somando mais de 221 mil mulheres registradas nos conselhos de Contabilidade”, colocou.  

Sobre a posse, o contador destacou sua atuação de mais de 50 anos dedicados à Contabilidade, desempenhando as funções de contador, auditor, perito, consultor, professor, palestrista e articulista e, também, se dedicou às entidades de classe – no CRCPR e em sindicatos e Academia de Ciências Contábeis do Estado.

Baggio foi professor de Contabilidade Geral, Comercial, Industrial, Agrícola, Pública, Administração e Organização e Técnicas Comerciais; contador do Tribunal de Contas do Paraná e do Ministério da Fazenda; auditor fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná; chefe do Centro de Treinamento do Pessoal da Receita e Assessor de Recursos Humanos da Coordenação da Receita do Estado. Foi conselheiro e vice-presidente do CRCPR; membro fundador e vice-presidente da academia.

O presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke (D), prestigiou a posse de Baggio e afirmou que a honra também é do Estado. É mais um paranaense ocupando posição de destaque no cenário nacional. "Isso é honroso para ele e para nós da classe contábil", definiu.

Leia mais:

Palestrantes de renome marcam o 2° dia do Encontro da Mulher Contabilista

Encontro Nacional da Mulher Contabilista é aberto em Foz do Iguaçu