A conceptual picture of worldwide mobile business using internet technology

O governo federal informa que 3,1 mil municípios brasileiros já utilizam o portal Compras.gov.br para fazer compras públicas. A adesão disparou com o Decreto 10.024/19, que apontou para a necessidade de pregão eletrônico em aquisições com recursos de transferências da união. 

Desde então, cerca de 2 mil municípios aderiram ao sistema, segundo dados do Painel de Municípios divulgados pelo Ministério da Economia (ME) nesta segunda-feira, 4/4.

“Nosso sistema está disponível gratuitamente para as cidades realizarem seus processos de compras. Dessa forma, estamos simplificando o trabalho dos prefeitos”, diz o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ME, Caio Mario Paes de Andrade. 

Nas contas da Secretaria de Governo Digital, os 3,1 mil municípios que usam o sistema federal de compras concentam 80% da população Nos 12 últimos meses, foram realizados 33.363 pregões, o que representa, em média, 92 pregões por dia. 

No Painel de Municípios é possível analisar também a adesão de cidades por estado. Minas Gerais, por exemplo – que  é o estado com mais cidades no Brasil –, já possui mais da metade de seus municípios utilizando o Compras.gov.br. Estão cadastradas no sistema 492 das 853 existentes. Rondônia e Acre também se destacam, com a totalidade das cidades já utilizando o sistema. A região Norte é a que mais possui municípios usando o Compras.gov.br: são cerca de 78%.

A maior cidade do Brasil é a que mais realiza pregões no Compras.gov.br. São Paulo já efetuou mais de 2 mil pregões nos últimos 12 meses. Em seguida, está o Rio de Janeiro, com quase 1 mil pregões no período. 

Fonte: Convergência Digital