O SESCAP-PR apoia a campanha nacional Maio Amarelo, pela conscientização e redução dos acidentes de trânsito no Brasil. Além de estampar a logo da campanha em seus meios de comunicação, a entidade divulgará dicas e informações sobre a legislação do trânsito ao longo do mês.

 Os acidentes de trânsito matam cada vez mais pessoas em todo o planeta, com 1,35 milhão de óbitos por ano. O alerta é da Organização Mundial da Saúde (OMS), que coloca o Brasil na quinta posição no ranking dos acidentes de trânsito, ficando atrás apenas da Índia, China, EUA e Rússia. Segundo o Ministério da Saúde, em 2015, foram registrados 37.306 óbitos e 204 mil pessoas ficaram feridas em acidentes. De 2009 a 2016, o total de óbitos em acidentes de trânsito no país foi de 19 para 23,4 por 100 mil habitantes.

Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo é uma ação do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) que surgiu com o propósito de chamar a atenção da sociedade para os altos índices de mortos e feridos no trânsito ao redor do mundo.

O movimento teve início em 2013, mobilizando imprensa, fabricantes, entidades empresariais, governo e sociedade em torno da segurança no trânsito. É uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil que procura colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito. Dessa forma, estimulando a participação da população, empresas, governos e entidades.

Por que Maio?

Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o ONSV escolheu o mês de maio em referência mundial para balanço das ações realizadas sobre segurança no trânsito ao redor do mundo.

Por que amarelo?

O amarelo simboliza a necessidade de darmos atenção a esse problema. Além disso, a cor faz alusão à sinalização de advertência no trânsito.