Lideranças empresariais de todo o Brasil participaram do “X Encontro Nacional de Lideranças da Micro e Pequena Empresa” nesta terça-feira, 25, no Victória Villa Hotel, em Curitiba. O evento contou com a participação especial do ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE/PR), Guilherme Afif Domingos. O SESCAP-PR foi representado pelo presidente Mauro Kalinke, que compôs a mesa diretora da solenidade, e pelo 2º vice-presidente Expedito Barbosa Martins.

De acordo com Ercílio Santinoni, presidente da Conampe (Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais), o encontro teve como objetivo a capacitação de lideranças para que todos defendam os mesmos pontos necessários para alteração das leis que criam políticas públicas voltadas ao fomento das micro e pequenas empresas. Entre os temas discutidos destacam-se o fortalecimento dos Fóruns Estaduais das ME e EPPs; a atuação conjunta dos Fóruns Estaduais com o Fórum da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República e a defesa do Novo Simples e a Redesim, processo que visa a simplificação da abertura de empresas no Brasil.

Políticas públicas claras

Para Mauro Kalinke, o SESCAP-PR dá seu apoio irrestrito a toda mobilização empresarial em busque o estabelecimento de políticas públicas claras em benefício das empresas e, nesse contexto, a simplificação dos processos por meio da expansão da Redesim ganha relevância.

Em seu discurso, o ministro Afif Domingos destacou a necessidade de combater a burocracia que impede o progresso e desestimula o empreendedorismo do Brasil e disse que todos devem participar dessa mudança. “Temos que acabar com essa cultura impositiva e entrar com uma cultura propositiva”, disse ao destacar que todos os setores envolvidos devem participar do debate e buscar políticas públicas claras que visam a simplificação dos processos.

 Confira as FOTOS do evento