Principais Notícias

Grupo de Estudos em Maringá discute as novidades da NF-e 4.0

Publicado em 14/06/2017

Empresários contábeis de Maringá e região reuniram-se nesta terça-feira, dia 13, para mais uma reunião do Grupo de Estudos Tributários (GET) do SESCAP-PR. No encontro, realizado no auditório do escritório regional da entidade, foram discutidas as novidades da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) 4.0. 

O coordenador do Grupo de Estudos, Nilson Fabiano Júnior, explicou que a proximidade da entrada em vigor da nova versão da NF-e motivou a escolha do tema. “No dia 03 de julho começa o ambiente de teste do novo layout. E os profissionais precisam conhecer as mudanças dessa nova versão para orientar o cliente quando a versão 3.10 for descontinuada ou quando seu sistema for atualizado”, disse. 

Um das novidades trazidas pela nova versão é na operação presencial fora do estabelecimento, a venda ambulante. “Vai ser obrigado a mencionar o número da nota fiscal ou da nota fiscal do consumidor”, explicou Júnior. 

Outra novidade é a criação de um campo específico para o IPI no caso de devolução. “Essa era uma reclamação recorrente dos profissionais. Por não ter um campo específico para essa informação muitas vezes a nota era rejeitada pelo fornecedor”, relatou Júnior. 

Cest

Além da NF-e 4.0, a obrigatoriedade do Código Especificador da Substituição Tributária (Cest) também esteve na pauta de discussão. “A partir do dia 1º de julho, os importadores e o setor industrial estarão obrigados a utilizarem o novo código. E nós fizemos uma troca de experiência sobre qual a melhor forma de orientar o cliente para que eles estejam preparados para nova obrigatoriedade”, afirmou Júnior.(Sodré Junior). 

s
  • Siga o SESCAP-PR
  Destaques