A Regional do Sescap-PR em Cascavel iniciou no último sábado (10) a primeira atividade do ano relacionada ao Programa Formação na Prática. Profissionais e acadêmicos compareceram à primeira aula do Módulo de Departamento Pessoal. A abertura contou com a presença do diretor regional do Sescap-PR em Cascavel, Michel Vitor Lopes, que destacou a importância de participar do curso como forma de enriquecer o currículo e atender o exigente e competitivo mercado de trabalho, seja no surgimento de uma oportunidade de trabalho aos acadêmicos ou na capacitação dos já atuantes na área.

A setor de Departamento Pessoal tem como conceito a unidade de execução vinculada ao departamento de recursos humanos, com ênfase na administração do cadastro e da folha de pagamento. Entre as competências, estão: admissão, atualização cadastral, desligamentos, concessão de licenças, de afastamentos, férias e outros.

O objetivo principal é oferecer aos participantes um roteiro básico de procedimentos envolvendo o relacionamento da empresa com os funcionários, autônomos e colaboradores. Os assuntos e situação do dia a dia também são debatidos dentro do módulo.

Outros temas a serem abordados durante o módulo serão: recrutamento e seleção de pessoal, legislação trabalhista, Constituição, Consolidação das Leis de Trabalho, convenções e acordos coletivos, contratação de deficientes, contrato de experiência, FGTS, entre outros.