Marcelo Violento deu ênfase no impacto da tecnologia e o futuro das profissões

O encerramento do ciclo de palestras do 4º Encontro das Empresas de Serviços do Paraná (Enescopar), nesta sexta-feira (09), ficou sob a responsabilidade de Marcelo Violento, diretor regional no Sul do Brasil da IBM. O executivo pertencente a uma das maiores empresas de tecnologia do mundo empolgou os mais de 400 empresários e profissionais do setor de serviços ao abordar o tema “Inteligência artificial e o futuro das profissões”.

Todos os dias surgem novas informações sobre inteligência artificial e como elas podem impactar nas formas de trabalho de inúmeras empresas. A IBM disponibiliza soluções que utilizam inteligência artificial, como o Watson, plataforma que pode ser utilizada em diversos setores. Marcelo Violento mostrou as novidades e possibilidades de otimizar o trabalho dentro das organizações.

O palestrante ressaltou que não acredita que a inteligência artificial substituirá os seres humanos, mas servirá de apoio na tomada de decisões. “A nossa plataforma de negócios cognitivos se chama Watson. Ele traz elementos de cognição e inteligência que tendem a facilitar a nossa vida no dia a dia. A IBM acredita na tecnologia cognitiva, não na substituição humana”, afirmou.

O executivo da IBM explicou ao público do Enescopar que a tecnologia deve andar de mãos dadas com o ser humano e citou a utilização da tecnologia no serviço médico. “O médico não está sendo substituído, mas terá à disposição dele um banco de dados com todas as informações do exame do paciente e pode comparar com casos existentes em todo o mundo”, explicou.

Inovação

Em relação à adotar atitudes inovadoras nos negócios, Marcelo Violento explicou que “temos que estar preparados, pois o desafio está exatamente em sair da nossa zona de conforto. Conforto e inovação não têm como coexistir”.  O palestrante também afirmou que o ponto de equilíbrio desta nova economia é diferente e a economia de compartilhamento só é possível graças à Revolução Digital, à quantidade de dados que trafegam e à conectividade.

Para finalizar, Violento citou três alavancas de transformação e manutenção de qualquer negócio: proporcionar experiência única para o cliente, preparar-se para os invasores digitais e ser sempre o primeiro e o melhor com inovação.

O presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke, ressaltou a importância de discutir os impactos da tecnologia artificial. “É algo que está crescendo rapidamente e não podemos fingir que não estamos vendo. Precisamos conhecer bem, saber como podemos nos beneficiar destas novas tecnologias. É um prazer imenso encerrar nosso evento com a palestra de um executivo de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo”, explica.

Patrocinadores

O presidente Mauro Kalinke fez questão de homenagear as empresas e instituições que acreditaram na importância do evento para o desenvolvimento do setor de serviços. Foram entregues troféus aos representantes dos patrocinadores e expositores do 4º Enescopar. “Sem o apoio destas empresas nós não teríamos feito esse evento, com essa programação tão enriquecedora”, explicou Kalinke.

Sorteio de brindes

Ao fim do evento, foram sorteados brindes entre os participantes que visitaram todos os expositores da Feira de Negócios. Para comprovar a visitação em todos os estandes, foram distribuídos selos nos crachás de cada participante. Os patrocinadores e expositores do 4º Enescopar também sortearam brindes.

Kalinke ressaltou que o sentimento é de dever cumprido. “Quando iniciamos este projeto, que hoje é uma realidade consolidada, sonhamos em levar o conhecimento de mais alto nível aos empresários, em abordar temáticas provocativas, em despertar a semente da inovação entre os empresários. Sonhamos em promover um encontro que transformasse as organizações.E hoje,chegamos à quarta edição do Enescopar com o sentimento do dever cumprido. Assumimos esse compromisso e em todas as edições abordamos assuntos ligados às tendências, desafios e inovações no mundo dos negócios.Fugimos de temas técnicos, justamente, pensando nesse foco: o despertar do empresário de serviços para as mudanças de uma nova realidade, de um novo mundo empresarial”, explica.

O evento

A quarta edição do Enescopar teve como temática principal a “Transformação dos Negócios – Inovação, Reinvenção e Disrupção” e reuniu os maiores profissionais da área. As palestras de Arthur Igreja, Gil Giardelli, Jaqueline Weigel e Ricardo Dória trouxeram discussões fundamentais para que os empresários entendam o impacto da tecnologia nos negócios e de que forma podem se beneficiar deste novo cenário. O Painel do Empresário Contábil fomentou o compartilhamento de experiências entre grandes empresários de todo o país, como Rui Cadete, Mário Mateus e Miriam Troiano, que contaram com a mediação de Laudelino Jochem. O público pôde aprender com os erros e acertos que aconteceram ao longo da construção de empresas contábeis que hoje são reconhecidas nacionalmente.

Feira de Negócios

Mais de 20 estandes apresentando softwares, sistemas, ferramentas de gestão e muitas outras novidades do setor empresarial. A Feira de Negócios do 4º Enescopar contou com a participação de empresas de todo o País, que apresentaram seus produtos e soluções inovadoras para o setor de serviços. Os participantes puderam prestigiar a Feira durante os dois dias do evento. O espaço também foi uma oportunidade de networking e conhecimento de tendências.