Para esclarecer as dúvidas dos contadores de Pato Branco e Região sobre a mudança no processo de solicitação de vistoria para abertura ou renovação de licença de funcionamento, a Câmara Técnica de Contabilidade promoveu um café da manhã com o tenente Genuíno Luiz Dalponte do 2º Subgrupamento de Bombeiros no último dia 30. O encontro foi realizado na sala de reuniões do SESCAP-PR e contou também com a participação de profissionais associados ao Siconp.

 Mudança

Até o ano passado os escritórios de contabilidade encaminhavam a consulta de viabilidade para abertura de empresa à Prefeitura, a qual solicitava as taxas e os certificados aos órgãos competentes. A partir deste ano, o processo para expedição de certificado pelo Corpo de Bombeiros deve ser feito separadamente com o preenchimento de formulário específico e após a liberação da viabilidade da Prefeitura, entregar o documento na sede da corporação.

Segundo o tenente, a orientação de padronização no atendimento de vistorias teve origem no Comando Geral, com sede em Curitiba. Ele acredita que desta forma o atendimento será agilizado e permitirá que os bombeiros possam tirar as dúvidas dos contadores e empresários no primeiro contato quando protocolam a solicitação do serviço.

Outra questão que chamou a atenção dos participantes na reunião foi com relação ao tempo para a vistoria. “Este novo modelo permite que no máximo em 7 dias possamos fazer todo o processo e emitir o certificado de vistoria”, enfatiza. Ele destacou, ainda, que para realizar a vistoria não é necessário o pagamento da taxa, entretanto a emissão do certificado, só ocorrerá 48 horas após a quitação do boleto.