Principais Notícias

15ª edição da campanha Declare Certo é sucesso em todo o Paraná

Publicado em 13/04/2018

 

Contadores atenderam gratuitamente os contribuintes com dúvidas sobre a declaração de Imposto de Renda

A tradicional campanha Declare Certo, do SESCAP-PR, foi um sucesso em todo o Estado, com atendimento a centenas de contribuintes em Curitiba e nove cidades do Paraná (Arapongas, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Francisco Beltrão, Maringá, Pato Branco, Toledo e Umuarama). A ação ocorreu nestas cidades na última sexta-feira (13) e no domingo (15), no Largo da Ordem, em Curitiba. 

Na campanha, empresários contábeis dedicaram parte do seu dia para orientar gratuitamente os contribuintes sobre a forma correta de declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), além de falar sobre como pode ser feita a destinação de parte do imposto devido ao Fundo para Infância e Adolescência (FIA). De acordo com o presidente do SESCAP-PR, Alceu Dal Bosco, o sucesso da Campanha se deve à credibilidade da ação. “Apesar de o sistema da Receita Federal estar a cada ano mais otimizado, os contribuintes ainda têm muitas dúvidas em relação às questões tributárias. Por isso, é importante buscar auxílio de um profissional contábil para ter informações corretas e seguras para evitar a incidência de penalidades”, orientou.

Para a auditora-fiscal da Receita Federal, Giovana Longo, da Receita Federal, órgão parceiro do SESCAP-PR na realização do Declare Certo, a ação é importantíssima. Ela afirmou que, neste ano, a expectativa do órgão é receber 1,85 milhão de declarações. “Já chegaram 32% das declarações, mas apesar da divulgação, a maioria dos contribuintes ainda deixa para os últimos dias. É importante que os contribuintes se antecipem para evitar transtornos”, orientou. Ela destacou, entretanto, que os sistemas da Receita Federal estão preparados para receber um grande volume de declarações por dia.

Voluntários

A campanha contou com a participação de muitos profissionais contábeis, que reservaram um tempo do seu dia para tirar dúvidas sobre a declaração de Imposto de Renda. O contador e fiscal do CRCPR, Rafael Marcos Amaral, orientou vários contribuintes e, de acordo com ele, as principais dúvidas foram em relação à obrigatoriedade da entrega da declaração, partilha de bens e venda de imóveis.

        

O contador e professor adjunto do curso de Ciências Contábeis da PUC-PR, Paulo Miguel, estava acompanhado por acadêmicos da área e disse que as principais perguntas foram relacionadas à declaração de aposentado com dois rendimentos, Renavam do veículo e registro de imóveis. “A ação é o momento de retribuir o conhecimento adquirido na universidade para a sociedade. Os estudantes se preparam para a vida profissional ao mesmo tempo em que auxiliam as pessoas voluntariamente”, disse.

Contribuintes aprovaram a ação

Lindamir Anastácio compareceu à tenda do Declare Certo, em Curitiba, para tirar dúvidas sobre a forma correta de declarar. “O contador explicou como devo fazer a minha declaração e orientou sobre como destinar parte do imposto devido ao FIA”, contou.

O jornalista, Luiz Antonio de Oliveira, também foi atendido pelos contadores voluntários da campanha Declare Certo. “Consegui esclarecer minhas dúvidas, o atendimento aqui é ótimo. É a primeira vez que venho e pretendo vir todos os anos”, disse. O bancário, Joel Anacleto, participou da campanha no ano passado e voltou para tirar dúvidas neste ano. “Este ano também precisei de novas informações e já resolvi tudo que precisava. Eu acho muito importante um evento como este para que a gente não erre ao declarar o Imposto de Renda. Essa contribuição do SESCAP-PR é essencial, com certeza vou indicar para outras pessoas”, elogiou.

A professora, Alexssandra Dumbequete, ficou sabendo da campanha pelo rádio. “É a primeira vez que participo de uma campanha dessas. Às vezes você até sabe fazer a Declaração sozinha, mas às vezes surge alguma coisa que você precisa esclarecer para não dar problema depois. Fiquei bem feliz porque tudo que eu tinha feito estava certo”, comentou. 

Movimento intenso no interior

Em Cascavel, a campanha teve grande volume de atendimentos. O vice-presidente de integração regional do SESCAP-PR, Michel Lopes, observou que neste ano muitos contribuintes reuniram documentos e levaram para análise dos contadores que estavam no local. “As pessoas trouxeram documentos relacionados à previdência social e a processos de inventário, por exemplo. Nesse aspecto, foi bem interessante, pois o profissional contábil é o mais indicado para prestar esclarecimentos e elaborar uma declaração segura, sem riscos para o contribuinte”, disse. A repercussão da mídia foi outro ponto de destaque, conforme o diretor. Diversas rádios e televisões fizeram a cobertura da campanha, dentre elas a Rádio CBN e as TVs RPC e CATV.

Em Guarapuava, os contribuintes compareceram em peso na tenda do SESCAP-PR. De acordo com a diretora suplente do SESCAP-PR, Eva Schran, em alguns momentos houve formação de filas em busca de orientação. “As dúvidas foram relacionadas a rendimentos de aposentadoria, indenizações de empresas, declaração de PLRs, doações, declaração de automóveis, dentre outras”, contou a diretora. Os veículos de comunicação repercutiram a Campanha, que teve destaque especial na RPCTV, Rádio Cultura, Jornal Correio do Cidadão.

Em Arapongas, os contribuintes movimentaram a campanha sanando dúvidas sobre a obrigatoriedade da declaração, como declarar valores recebidos de ações trabalhistas, dentre outras questões. O contador e vice-presidente do Instituto SESCAP-PR, Antonio Simões, destacou a cobertura da imprensa. “Concedemos entrevistas para TVs, rádios e para a página Cornetas, no Facebook, sempre lembrando a importância de procurar um empresário contábil para realizar a declaração de forma correta”, destacou.

Neste ano, em Toledo, a ação movimentou o centro da cidade. O empresário contábil Leandro Ramos destacou que as dúvidas são diversificadas, mas as principais ainda são em relação à obrigatoriedade da declaração. “A campanha é fundamental porque demonstra a responsabilidade social do SESCAP-PR e, principalmente, porque informa aos contribuintes a importância de procurar um profissional contábil para fazer a declaração corretamente, o que valoriza ainda mais a profissão contábil e os escritórios de Contabilidade”, disse. A imprensa também cobriu a ação com destaque para a RICTV, Rádio União, Revista Versões e demais veículos de comunicação locais.

Em Foz do Iguaçu, o movimento superou as expectativas. “Os contribuintes estão participando ativamente da campanha, trazendo dúvidas sobre declaração de rendimentos, despesas, imóveis, veículos, dentre outros. Com certeza, os atendimentos estão mais intensos neste ano, mostrando a relevância da Campanha”, disse o diretor de Eventos do SESCAP-PR, Amauri Nascimento.

Já em Umuarama, a ação aconteceu das 09h às 13h, e também teve movimento superior ao último ano. Lá, as principais dúvidas foram em relação a declaração do IPTU e o número da matrícula, conforme pontuou o empresário e conselheiro do Instituto SESCAP-PR, Hélio de Souza Camargo. “O SESCAP-PR já garantiu a credibilidade desta ação”, afirmou. 

Em Francisco Beltrão, a procura por informações foi mais intensa no período da tarde. “Muitos contribuintes já tinham escutado a campanha na rádio e vieram até a tenda para tirar dúvidas com contadores. A ação também foi prestigiada por diversas autoridades”, disse o agende de Relacionamento Institucional, Paulo Lavratti.

Na cidade de Maringá o evento foi um sucesso total, como definiu a diretora Miriam da Silva Braz. “A campanha teve grande movimentação de contribuintes, voluntários e da imprensa local. Este ano tivemos a participação de novos voluntários. Eles gostam de participar, pois se sentem úteis e cumprem um papel social muito importante”, disse. Miriam frisou ainda que a credibilidade da campanha deve-se à segurança dos contribuintes terem orientações de profissionais especializados. “Percebemos que as pessoas têm acesso à informação, mas muitos têm dificuldade na interpretação e na hora de preencher a sua declaração. E, quando surgem erros, geram-se multas desnecessárias. Por mais que a informação esteja acessível, nada substitui a orientação de profissionais que trabalham com isso todos os dias”, explica.

Em Pato Branco não foi diferente. “Tivemos a participação de representantes da Receita Federal e Estadual e da Faculdade de Pato Branco e grande participação da imprensa regional”, destacou a delegada representante do SESCAP-PR Eunice Maria Cavali Duarte. Para ela, a campanha é fundamental principalmente pelo papel social que a entidade presta. “O contador não é só números. Ele precisa ajudar a sociedade e essa campanha demonstra nossa responsabilidade social. Eu me sinto muito realizada, pois sempre participei de todas as edições”, afirmou Eunice.

 Declare Certo é levada ao Largo da Ordem

No último domingo, dia 15, o SESCAP-PR também realizou mais uma ação da campanha Declare Certo, no Largo da Ordem, em Curitiba. Os empresários contábeis voluntários que aproveitaram o movimento da tradicional feira para fazer orientações gratuitas aos contribuintes que ainda têm dúvidas na hora de declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O diretor de Relações Sindicais da entidade, Rogério Carvalho Pinto, destacou a participação tanto dos contribuintes, como dos voluntários. “Houve um engajamento muito interessante, ainda mais por ter sido realizada pela primeira vez neste local”, afirmou.

Apoio 

“Declare Certo!” conta com o apoio de entidades contábeis nas cidades onde é realizado, além do CRC/PR (Conselho Regional de Contabilidade), Fecopar (Federação dos Contabilistas do Paraná) e da Receita Federal do Brasil.

Leia também:

Mais de 100 de pessoas são atendidas durante a Campanha Declare Certo em Maringá

Campanha Declare Certo é realizada no Largo da Ordem em Curitiba

 

 

s
  • Siga o SESCAP-PR
  Destaques