Principais Notícias

Curso sobre planejamento tributário prepara profissionais para 2018

Publicado em 27/10/2017

Com o ano terminando chegou o momento das empresas iniciarem o planejamento para 2018. Para isso, o SESCAP-PR promoveu nesta semana o curso “Planejamento Tributário - Abordagem Prática”, em Maringá, Arapongas e Umuarama. O treinamento aconteceu nos dias 23, 24 e 25 respectivamente.

A capacitação foi ministrada pelas consultoras Ivonizia Fonseca Cunha e Joyce Batista Neto Scoto. Na primeira parte do treinamento, Joyce falou sobre tributos da área federal e sobre como planejar o próximo ano. Segundo a consultora, os profissionais precisam tomar uma série de cuidados ao realizarem o planejamento. “Primeiro é preciso pensar no passado, como ele está. Depois verificar como estão as obrigações fiscais. E tentar fazer tudo dentro da legislação com a maior coerência possível”, disse.

Na segunda parte do curso, Ivonizia tratou sobre os impostos IPI, ISS e ICMS. “Falamos também sobre as principais operações que podemos identificar oportunidades tributárias”, afirmou. Para a consultora, o conhecimento da legislação ainda é a principal barreira para os profissionais. “É por meio da legislação que identificamos essas oportunidades, então queremos que eles tenham uma interação melhor com isso”, relatou.

Foi o caso da contadora Arlete Friedrichsen Marques, que durante o curso tomou conhecimento sobre diversas mudanças na legislação, e agora pretende aplicar na empresa que trabalha. “São mudanças que passam despercebidas, mas agora vou estudar e se eu conseguir aplicar um pouco disso no meu dia a dia, já vai ser um ganho”, afirmou.

A advogada Patrícia Silva Mattos Melle aproveitou o treinamento para obter dicas de defesa em ações judicias na área tributária. “Foi bom, porque ela explicou, por exemplo, que determinada ação não pode ser feita por causa de certa norma. Isso me ajudou na hora de fazer a defesa de algum cliente”, disse. (Sodré Júnior)

 Galeria de Fotos - Umuarama

s
  • Siga o SESCAP-PR
  Destaques