Em um mercado cada vez mais competitivo, muitas empresas buscam na importação uma forma de trazer para o seu cliente um produto a um custo reduzido ou mesmo uma mercadoria diferenciada. Com o crescimento do comércio internacional, as empresas de serviço têm buscado conhecer de forma mais detalhada os procedimentos para a importação, sendo este um diferencial para oferecer ao seu cliente. Pensando nisso, o SESCAP-PR Regional Maringá, promoveu nesta quarta (28/03), o curso “Passo a Passo nas Importações”.

O evento que aconteceu no auditório do CRC-PR, em Maringá, e transmitiu aos participantes os conhecimentos necessários para a condução de um processo eficaz de importação. O instrutor do curso foi o administrador de empresas com habilitação em Comércio Exterior, Milton Gato. Além de pós-graduado em direito do comércio internacional, Gato têm mais de 26 anos de experiência no desenvolvimento, implementação e condução de processos de importações, exportações e regimes aduaneiros especiais.

Durante o encontro os empresários e colaboradores tiveram a oportunidade de conhecer assuntos como habilitação da empresa no RADAR; nomenclaturas e classificação fiscal de mercadorias; sistema administrativo, fiscal e cambial; despacho e trânsito aduaneiro; e acordos internacionais.

Além disso, foram tratados temas como, órgãos intervenientes; território aduaneiro; recintos alfandegados; Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM); impostos incidentes; canais de parametrização; multas e penalidades; entre outros assuntos.

Entre os participantes do evento estavam Miriam Silva Braz, diretora da regional do SESCAP-PR em Maringá, Edson Lima Lara  do Porto Seco de Maringá, Glicério Rampazzo e Luiz Carlos Bernabé, ambos do  CRC-PR.

O certificado do curso está disponível no link "Central de Cursos e Eventos" neste site e fica liberado para impressão durante seis meses. Só tem direito ao certificado o participante com 80% de frequência.

(Por Sodré Junior)