A “Caravana da Valorização” do SESCAP-PR retoma nesta terça-feira, 3, as atividades da semana com uma série de encontros com empresários contábeis em Francisco Beltrão, Pato Branco, Toledo, Cascavel e Foz do Iguaçu. Esses eventos integram a programação da campanha “Mais Valor”, que visa a valorização da categoria em 2015, eleito pelo SESCAP-PR como o “Ano do Empresário Contábil”.

O presidente Mauro Kalinke e o consultor Laudelino Jochem abordam em palestras os riscos, as oportunidades e as perspectivas para o setor da contabilidade. A caravana já reuniu mais de 500 empresários nas cidades de Arapongas, Maringá, Umuarama, Guarapuava e Curitiba. Mas a aproximação do SESCAP-PR com empresários da sua base de representação não para por aí, Kalinke informa que, finalizando essa primeira rodada de eventos em 10 cidades onde a entidade possui escritórios regionais, serão planejados novos encontros, ainda neste primeiro semestre, em outras cidades da base de representação do Sindicato.

Participantes defendem capacitação

Para o empresário de Guarapuava e vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade no Paraná, Fernando Borazo (foto), a eficiência e a proficiência dos empresários passa pela busca do conhecimento. “O empresário que quiser ter prosperidade precisa acreditar, buscar os serviços oferecidos, o conhecimento necessário, tudo isso é fundamental em um mundo globalizado até porque as administrações precisam de um profissional de contabilidade cada vez mais atualizado”, afirmou. Na opinião do empresário Adriel de Hercule, que esteve presente no encontro em Maringá, o SESCAP-PR está na direção certa. “A entidade dá orgulho para seus associados. Oferece uma contrapartida eficiente em treinamentos e orientação a sobre que direção seguir. Com isso só temos resultados interessantes”, elogiou.

Sobre a campanha Mais Valor

A campanha Mais Valor consiste na realização de diversas ações de valorização do empresário contábil, destacando a sua importância como profissional e cidadão. Serão realizados ao longo do ano encontros, palestras, seminários e campanhas nos principais veículos de comunicação destacando o profissional. De acordo com o presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke, o objetivo é demonstrar à sociedade o quanto o trabalho do empresário contábil é importante para as pequenas, médias e grandes empresas, para o governo e para o crescimento do país. “Elegemos 2015 como o ‘Ano do Empresário Contábil’, afim de reforçar o valor de seus serviços”, ratificou.

Profissionais no Estado

Dados do Conselho Regional de Contabilidade mostram que o Paraná conta com cerca de 7.500 empresas contábeis, num universo de 32.466 mil profissionais ativos. No Brasil, existem 310 mil contadores e esse número pode dobrar nos próximos anos, pois mais de 300 mil alunos estão matriculados em cursos de Bacharel em Ciências Contábeis nas universidades brasileiras. Atualmente, Ciências Contábeis é o 4º maior curso do país, ficando atrás apenas dos cursos de Administração, Pedagogia e Direito.